Câmara Recebe A Visita Do Presidente Da Associação Mundial Dos Trentinos

23/11/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

O presidente da Câmara de Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB) e o vereador Bruno Prata (PSDB), na manhã de hoje (23) recepcionaram o presidente da Associação Mundial dos Trentinos, Alberto Tafner, juntamente com um grupo de trentinos locais, liderado pelo presidente do Circolo Trentino di Piracicaba, Silverio Vitti. Pela primeira vez em Piracicaba, Tafner, que percorreu diversos departamentos internos do Legislativo acompanhado de esposa e filha agradeceu a acolhida da Câmara e destacou a importância da união das 227 comunidades de trentinos no mundo, incluindo os 62 circulos brasileiros.

O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos enfatizou a parceria estabelecida pelo município, possibilitando a vinda da representação mundical dos trentinos. O parlamentar também enalteceu o processo democrático brasileiro na conquista de avanços sociais de importância mundial, a exemplo da recente conquista da comunidade negra brasileira, sintetizada na presidência do Supremo Tribunal Federal, sob a responsabilidade de Joaquim Barbosa - primeiro negro a ocupar a principal corte do país. Santos também esaltou o pensamento de Martin Luther King, em seu memorável discurso no Congresso dos Estados Unidos, ao sonhar com um mundo sem racismo, quando negros e brancos forem considerados iguais.

João Manoel também discorreu sobre projetos de sua iniciativa e de parceria com outros parlamentares que resultaram na criação da Semana da Cultura Italiana e a que comemora o Dia da Consciência Negra. Já o vereador Bruno Prata ressaltou a importância das comunidades de Santana e Santa Olímpia como foco das tradições trentinas em Piracicaba, onde se sobressai a religiosidade, cultura e responsabilidade de um povo.

Silverio Vitti enfatizou a história dos 25 anos do Circolo Trentino di Piracicaba, objetivando as tradições e costumes de um povo.

Também integraram a comitiva trentina os cidadãos e cidadãs: José Matias Vitti, Maria Belloto, Dirce Gobette Vitti, Lucila Aparecida Vitti e Cristina Vitti, que foi a intérprete oficial do grupo italiano.

Histórico

 A chegada de tiroleses ao Brasil, principamente trentinos se deu por volta de 1859 e 1936, onde fundaram colônias e cidades. Diversos grupos seguiram para a Argentina e demais países da América Latina. Nos mais de 100 anos, muitos descendentes tiroleses ainda preservam a cultura, o idioma e as tradições de seus antepassados. Piracicaba recebeu grupos originários do Norte da Itália – Trentina/Tirolesa e, formaram os Bairros: Santa Olímpia e Santana.

 

 

Compartilhe no Whatsapp