da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Durante os meses de janeiro e fevereiro o atendimento na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), da Prefeitura de Piracicaba, alcançou 12.614 pessoas. No mesmo período de 2015 esse número foi de 11.061.
As ações da Semtre têm como propósito oferecer melhores condições para a população no âmbito do trabalho e renda, proporcionando oportunidades de inserção e/ou reinserção no mercado de trabalho, por meio do setores que a compõem, que são o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT); Economia Informal (ambulante); Banco do Povo; Qualificação Profissional, apoio ao MEI, Time do Emprego (foto) e Primeiro Emprego.
Segundo o secretário Carlos Beltrame, o número de atendidos qualifica a Semtre como um dos principais caminhos que as pessoas procuram para que possam ser informadas sobre as vagas de trabalho ou se qualificarem/requalificarem em Piracicaba. “Este ano, com a gravidade da situação econômica do país, a procura aumentou, tendo em vista o grande número de pessoas que estão perdendo seus postos de trabalho. Os funcionários da secretaria estão bem preparados para prestar o melhor atendimento possível, direcionando-as para o setor mais conveniente para sua situação”, disse.
Beltrame destaca que com a secretaria funcionando em nova sede, na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, também no Centro, o atendimento ganha em qualidade, com capacidade para receber até 10 mil pessoas por mês, contando com diferenciais que são sete salas de aulas utilizadas para cursos de qualificação oferecidos e para entrevistas de emprego, podendo atender, assim, as empresas que ainda não estão instaladas na cidade, além de um auditório com capacidade para 100 pessoas.
De acordo com o secretário, a dinâmica socieconômica da cidade exige um poder público ágil e capaz de atender em espaço amplo e confortável o microempreendedor e o trabalhador que precisam de apoio para ingressar ao mercado de trabalho. “Agilidade e eficiência devem ficar evidentes tanto na capacitação e aprimoramento profissional desse trabalhador como no estabelecimento de parcerias com o setor privado para facilitar sua colocação no mercado”.
A Semtre foi criada pela Lei 05951 de 10/04/2007, com a proposta de ser um instrumento de política ativa de geração de renda e de apoio ao trabalhador, para diagnosticar a realidade da questão do emprego no município, aplicar recursos e ações com maior margem de acerto, com propriedade e eficiência.
As duas áreas de atuação da secretaria são apoio ao trabalhador, orientação e desenvolvimento de postos de serviços e e outra destinada à qualificação profissional (capacitação de mão-de-obra para inserção/reinserção dos trabalhadores no mercado, seja por meio do trabalho remunerado ou de renda própria.