da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Secretaria de Saúde de Piracicaba efetuou 13.277 atendimentos nos mutirões realizados pela Pasta ao longo do ano de 2015. O número inclui consultas em quatro especialidades médicas, além de exames de ultrassom e procedimentos de saúde bucal.
De acordo com Reginaldo Oliveira, coordenador da Centrus (Central de Relacionamento com o Usuário SUS), responsável pelo agendamento dos mutirões, o número é expressivo e representa o esforço da Saúde para atender a demanda reprimida nas especialidades com mais necessidade.
“Temos algumas dificuldades em função do quadro médico ou ainda do volume, mas sempre procuramos fazer os mutirões aos sábados para atender todos que precisam, inclusive quem não pode ir ao médico durante a semana”, disse.
Em todo o ano passado, foram realizados 2.085 exames de ultrassonografia nos mutirões, incluindo procedimentos transvaginais, de aparelho urinário e abdômen. Foram ainda 3.987 consultas em urologia, 1.985 em oftalmologia, 1.789 em gastroenterologia e 1.246 em dermatologia. Outros 2.185 pacientes foram atendidos na Saúde Bucal.
2016
Nos primeiros sábados de 2016, a Secretaria de Saúde atendeu 640 pessoas em mutirões nas áreas urologia, gastroenterologia e dermatologia.
Neste sábado (13), serão oferecidas 480 consultas em urologia (300), dermatologia (120) e gastroenterologia (60). Pré-agendados pela Centrus, os atendimentos irão ocorrer no CEM (Centro de Especialidades Médicas) e envolverão oito médicos, uma enfermeira, três técnicas de enfermagem e cinco profissionais administrativos.