da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A passarela estaiada sobre o rio Piracicaba está com a iluminação na cor púrpura desde a última quarta-feira (27). A ação, que segue até o dia 5 de fevereiro, tem o objetivo de lembrar a população do município sobre o Dia Mundial de Combate e Prevenção à Hanseníase, comemorado anualmente no último domingo do mês de janeiro.
Inédita no município, a iluminação em memória à hanseníase ocorre por orientação do Ministério da Saúde. Além da ação, que é semelhante ao uso das cores rosa e azul durante as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, as unidades de saúde do município realizam ao longo do mês uma campanha para alertar a população sobre a importância de buscar um serviço de saúde na suspeita da doença.
A campanha conta ainda com a busca ativa de novos casos por demanda espontânea e nas visitas dos agentes de saúde em suas áreas de atuação. Em 2015, 93,33% dos novos casos diagnosticados em Piracicaba foram na forma mais grave da doença (multibacilar).
“A forma multibacilar esta relacionada com a maior ocorrência de lesões que podem levar à incapacidade e deformidade física”, alerta Ermelinda Esteves, interlocutora das ações de combate à hanseníase no município, que confirmou 15 novos casos da doença diagnosticados no ano passado.
A campanha reforça a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura, visando eliminar fontes de infecção, além de reduzir ou minimizar os sofrimentos causados pelas incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio. “A hanseníase tem cura. O tratamento é gratuito e um direito de todos. Nossos profissionais foram capacitados em relação à hanseníase para atender a população na suspeita da doença.”, afirma Ermelinda.