Curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais

9/12/2015 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal de São Carlos, que teve início em agosto deste ano, terminou no último sábado do mês de novembro com a apresentação dos trabalhos que os alunos (profissionais de educação da rede municipal), desenvolveram individualmente ou em grupo. Cerca de 120 profissionais realizaram o curso e um total de 51 trabalhos foram apresentados por três turmas simultaneamente: duas turmas de Edcução Infantil e uma de Fundamental. Os professores da rede municipal desenvolveram seus trabalhos com suas turmas nas escolas infantis e fundamentais que trabalham.

Oferecido gratuitamente, o curso teve duração de 180 horas alternadas entre aulas presenciais (quinzenais) e atividades virtuais via internet. As aulas foram ministradas na sede da Secretaria Municipal de Educação.

Foi um curso de formação específica com a finalidade de apresentar, em caráter formativo, fundamentos teóricos para instrumentalização dos profissionais em educação para o tema das relações étnico-raciais. O curso contou com o estudo das Sínteses em dois volumes da Coleção História Geral da África (HGA), uma iniciativa pioneira elaborada no interior do projeto Brasil-África: histórias cruzadas, decorrente da parceria entre o Ministério da Educação, Representação da UNESCO no Brasil e a Universidade Federal de São Carlos.

Foto: Marquinhos Ferreira

afro_4_Custom

Segundo Valda Rocha, uma das formadoras do Curso, além de trazerem o conhecimento sobre a história afro brasileira e africana, os formadores buscaram desmistificar e sensibilizar os professores, supervisores, diretores e coordenadores de escola para a temática. “A nossa dinâmica foi trazer temas polêmicos e deixar aflorar os sentimentos reais das pessoas. Falamos sobre racismo, religiões africanas que ainda sofrem muito preconceito. Trabalhamos com brincadeiras e jogos, lendas e contos africanos, etc.”, citou.

Para a Secretária Municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, parcerias desse tipo são da maior relevância. “Se tivéssemos sempre esse tipo de parceria, com certeza iríamos alavancar a educação básica não só em Piracicaba, mas no país. Este é um tema de muita importância, que temos a obrigação de resgatar e levar para a sala de aula e fazer com que as crianças cresçam aprendendo sobre o País e as questões de desigualdade”.

Compartilhe no Whatsapp