da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Previstas para serem entregues em março de 2016, as obras de reforma, adequação e ampliação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), ligado à Secretaria de Saúde, estão aceleradas. Orçado em pouco mais de R$ 1 milhão, o serviço é executado pela Construtora Quality Ltda e atende a uma antiga reivindicação dos servidores e usuários.
De acordo com a Secretaria de Obras, mais de 50% do trabalho já foram executados. A reforma e ampliação contempla a construção de novo gatil, nova recepção, adaptação dos vestiários, refeitório, sala dos funcionários, cozinha, despensa e sanitário acessível; reparo geral na edificação existente; reparo geral e adaptação para local de armazenamentos de produtos químicos; reforma e adaptação da recepção canina; construção de passarelas cobertas na ligação entre os prédios; reforma nas dependências das baias caninas; reforma do anfiteatro; demolição e reconstrução da guarita, além de reforma geral das unidades existentes.
O médico veterinário Paulo Lara, coordenador do Canil Municipal e responsável técnico pela obra, informa que o cronograma está sendo cumprido e que áreas como cozinha, refeitório, vestiário e o novo gatil devem ser concluídas até o final deste mês. “Todas as etapas estão dentro do prazo estabelecido. Nesse período, o que pode provocar atrasos poderá ser o clima, já que estamos no período de muitas chuvas”, salienta.
Lara explica que, após a finalização desta etapa, os animais que estão no canil serão transferidos por etapa para o novo recinto, para que o espaço antigo possa ser totalmente reformado e readequado, com troca de portas, grades e baias. De acordo com o médico veterinário, atualmente há no local cerca de 100 animais, entre cães e gatos, que são recolhidos das ruas e estão disponíveis para adoção. “Pedimos a compreensão da população nesta etapa da obra, pois teremos dificuldades de recolher mais animais por falta de espaço”, salienta.
Lara informa ainda que um dos locais que passará por ampliação será o centro cirúrgico, o que possibilitará dobrar o atendimento de castrações de animais. Em média, o CCZ realiza 800 castrações mensais. “Apesar de estar suspenso o agendamento pelo 156 devido à reforma, estamos realizando mutirões de castrações nos bairros periféricos da cidade, com o apoio dos PSFs, que nos ajudam no cadastramento das pessoas interessadas”.
Outro ponto importante a ressaltar é a construção da nova recepção, possibilitando um melhor acolhimento da população que procura pelos serviços do local. “Os usuários do serviço poderão aguardar o atendimento do seu animalzinho de estimação em espaço apropriado e com mais conforto”.
Lara destaca ainda que a obra será um grande ganho para a população e também para os servidores, que terão melhores condições de trabalho e de atendimento à população que busca o CCZ. “A reforma e ampliação era uma antiga reivindicação dos servidores do local, que conta atualmente com 40 profissionais”.