da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Secretaria de Saúde de Piracicaba realiza a partir deste sábado, 7 de novembro, uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em favelas localizadas no município. As ações incluiem a orientação de moradores sobre o mosquito e sintomas da doença e a retirada de criadouros e serão realizadas em parceria com unidades do PSF (Programa Saúde da Família).
A primeira comunidade a receber a visita das equipes do CCZ e da Atenção Básica é a do Frederico, no Bosques do Lenheiro. Agentes comunitários de saúde e um enfermeiro das unidades do PSF Bosques 1 e 2 irão visitar os moradores e orientar sobre o combate ao vetor, enquanto o caminhão cata-cacareco percorrerá as vielas para a retirada de criadouros.
No dia 14 de novembro será a vez da comunidade Portelinha, na região do Tatuapé. As ações irão ocorrer também nas favelas Três Porquinhos e Caiubi (21 de novembro) e no Cantagalo (28 de novembro).
ARRASTÕES
Além das ações nas favelas, a Saúde irá promover atividade de reforço nos bairros que apresentaram Indíce de Breteau elevado no levantamento de outubro. O trabalho terá início neste sábado (7) na região do Nova Piracicaba, quando agentes comunitários de saúde das unidades do PSF Tatuapé 2, Jaraguá 1 e 2, Eldorado 2-Terra Rica, Chapadão 1 e 1º de Maio irão percorrer o bairro para a retirada de criadouros e vistoria nas residências.
O mega arrastão deste sábado será realizado pela Zoonoses na região de Santa Teresinha e irá envolver os bairros Jardim Nova Capri, Jardim Santa Efigênia, Jardim Nossa Senhora do Carmo, Jardim Nossa Senhora das Graças, Jardim Paris, Jardim São José e Santa Teresinha. A saída das equipes será da Escola Estadual Catharina Casale Padovani.
Desde o dia 9 de maio, quando tiveram inícios os arrastões do ano-dengue 2015-2016, 461,5 toneladas de materiais inservíveis foram retiradas pelas equipes do CCZ em eventos realizados aos sábados e também pelas equipes do PSF às quintas e sextas-feiras.