da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Na manhã de hoje (08), o Prefeito Gabriel Ferrato recebeu em seu gabinete o Secretário Estadual de Energia, João Carlos de Souza Meirelles. Cumprindo agenda, Meirelles, aproveitou a vinda a Piracicaba para cumprimentar o prefeito pelo trabalho de modernização do sistema de tratamento do lixo. “Piracicaba é um modelo brasileiro, por ter sido a primeira cidade a fazer uma Parceria Público Privada (PPP) para a construção da primeira Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) do país”.
O secretário afirmou, após ter visitado a CTR, que o local pode resolver o problema das 23 cidades do Aglomerado Urbano.
Ainda sobre a questão energética, Meirelles lembrou que já está instalada na região, com previsão para começar a operar em julho, uma grande subestação que permitirá a interligação do sistema elétrico nacional com a região. “A região tem nove usinas de cana-de-açúcar em pleno funcionamento. E o pólo industrial de Piracicaba necessita de uma segurança energética para o abastecimento das indústrias, o que poderá ser garantido com essa subestação”.
Além disso, Meirelles, enfatizou a importância da cidade mediante ao Consórcio das bacias PCJ na resolução dos problemas hidricos. “Juntamente com a Secretaria de Recursos Hidrícos, estamos trabalhando de forma integrada na questão da produção de energia e no tratamento de àgua para o abastecimento urbano. E Piracicaba mais uma vez demonstra preocupação nesse sentido e vêm efetuando um ótimo trabalho”.
Para o Prefeito, a visita agrega valor à cidade em relação à energia como um todo. “O secretário, que tem grande conhecimento, percebeu que estamos à frente, e somos referência nessa questão. Isso irá nos ajudar nas últimas etapas, para que a CTR possa começar a funcionar e ser consorciada. Dessa forma, poderemos ajudar também os munícipios do Aglomerado”.
A Central de Tratamento de Resíduos Sólidos
O complexo, localizado no Bairro Palmeiras, rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), foi criado para o reaproveitamento de resíduos orgânicos e inorgânicos. Com o seu funcionamento da usina será possível tratar e transformar em biogás e CDR (Combustível Derivado de Resíduo), até 2.000 toneladas de lixo/dia. A Central terá a capacidade de atender os 23 municípios do Aglomerado Urbano e mais oito do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), que inclui Sumaré, Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Capivari e Elias Fausto.