da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
O Centro de Artes e Ofícios (CAOF) do Parque Piracicaba foi denominado oficialmente de "Alayde Stipp Cruz", em solenidade que reuniu professores, funcionários e o advogado Antonio Messias Galdino, que representou o vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), autor da propositura que deu nome ao local. O próprio municipal está situado no número 152 da rua São Pedro.
Natural de Piracicaba, Alayde Stipp Cruz era filha do advogado José Antonio da Cruz e da professora Helena Schalch Stipp Cruz. Tinha uma personalidade dinâmica e dedicada. Lecionou por mais de 40 anos até a sua aposentadoria, no antigo Grupo Escolar "Dr. João Conceição", sem perder um só dia de trabalho.
Após a aposentadoria, cursou a faculdade da terceira idade e graduou-se em inglês, informática e teatro, passando a ministrar aulas gratuitas em sua residência.
Dividindo seu tempo, tornou-se historiadora e pesquisadora de temas gerais, mas em específico a vida de Prudente de Morais. Quando nomeada secretária do Museu Prudente de Morais, trabalhou mais de 20 anos gratuitamente. Também era pianista formada e frequentava a Escola de Música de Piracicaba, além de receber em sua casa vários estudiosos da música.
"Consideramos ser esta uma homenagem justa a esta professora que muito contribuiu para o desenvolvimento e o crescimento de nossa cidade. Esta propositura não tem outro objetivo senão tornar viva na memória piracicabana esta professora que muito amou a cidade em que viveu", destacou Capitão Gomes ao propor a homenagem a Alayde.