da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Entre os destaques, instalação inédita de Tadeu Jungle e conteúdo local com fotos e objetos de colecionadores
Alunos de 16 escolas municipais de Ensino Fundamental e professores de Educação Física têm a oportunidade de visitarem o Museu do Futebol, que pela primeira vez, desde sua inauguração, em 2008, realiza uma exposição itinerante – e Piracicaba foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber destaques da mostra principal já vista por mais de 2,5 milhões de visitantes no Estádio do Pacaembu, na Capital. Além de levar parte de seu acervo na viagem, Museu do Futebol Na Área também apresenta novidades, como histórias do futebol de cada cidade.
A exposição é gratuita e permanece no Engenho Central até o dia 20 de setembro. A mostra reproduz seis espaços do Museu do Futebol, com destaque para curiosidades sobre o esporte em cada cidade da jornada, com seus ídolos, times e torcidas.
Na Sala das Origens, é apresentada a trajetória da chegada do futebol no Brasil, com Charles Miller, no final do século XIX, até os primórdios da profissionalização do esporte e da aceitação de atletas negros e mestiços a partir dos anos 20. Mais de 100 fotografias e um vídeo mostram também os primeiros clubes, estádios, torcidas e jogadores. Nesta área estão imagens históricas dos primeiros times de Piracicaba, relembrando o primeiro campeonato conquistado pelo XV, seu maior artilheiro e o campo do time.
Fotos: Fernanda Schmidt
A coordenadora da Educação Física no município, Priscila Lima, diz que as visitas têm um caráter formativo e de cunho cultural para os alunos e professores. Trata-se de um dos temas trabalhados nas aulas de Educação Física, o Futebol, e tem contribuído para fomentar o diálogo e as atividades nas aulas com curiosidades, história, vivências e reinvenções. “Os professores de Educação Física, a partir da formação no Museu do Futebol na capital, ampliaram o olhar, expandindo e trocando destes saberes com os alunos, agregando com a História do nosso XV”.