Ministério da Saúde prorroga vacinação contra a poliomielite

28/8/2015 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Inicialmente programada para terminar na segunda-feira (31), a campanha foi estendida em todo o país até o dia 10 de setembro. Em Piracicaba, a cobertura vacinal até esta quarta-feira (26) era de 68,05%, com 14.475 crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos imunizadas.

A meta do ministério é imunizar 95% do público-alvo da campanha – 20.208 crianças nesta faixa etária em Piracicaba. Segundo a Vigilância Epidemiológica, restam ainda 5.733 doses para serem aplicadas para o atingimento da meta no município. No total, 21.272 crianças nesta faixa etária residem no município.

A vacina está disponível de segunda a sexta-feira em 50 unidades do PSF (Programa Saúde da Família), 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e oito CRABs (Centros de Referência em Atenção Básica) espalhadas pelas quatro regiões de Piracicaba.

O objetivo da campanha é manter o país livre da pólio, uma vez que o último caso da doença foi registrado em 1989. Em 1994, o Brasil recebeu da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Entretanto, como alguns países da África e Ásia ainda apresentam casos da doença, é essencial manter a população vacinada, garantindo que a paralisia permaneça erradicada no Brasil.

MULTIVACINAÇÃO
Além da vacina contra a poliomielite, a Saúde atualiza o calendário vacinal das crianças nesta faixa etária. Até o dia 26 foram aplicadas 6.333 doses na Campanha de Multivacinação, num total de 2.520 crianças imunizadas. Diferentemente da vacinação contra a pólio, a multivacinação se encerra na segunda-feira (31).

Compartilhe no Whatsapp