Som Maior Festival reúne 200 jovens em encontro musical no Sesc Piracicaba

8/11/2012 - Piracicaba - SP

assessoria de imprensa Engenho da Notícia

Evento, realizado há 12 anos, tem apoio do Café Morro Grande desde a primeira edição

 Um grande encontro musical entre jovens estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e particulares de Piracicaba e da região ocorrerá nesta sexta-feira (9/11), a partir das 19 horas, no Ginásio de Eventos do Sesc Piracicaba, com entrada gratuita. Trata-se da última etapa do Som Maior Festival que, durante quase três meses, foi palco desta geração de novos talentos.

 Iniciado no dia 17 de agosto com a palestra “História da Música”, ministrada por João Marcos de Almeida (músico, violonista, maestro e professor), o Som Maior Festival já dava o tom do sucesso desta décima segunda edição. Cerca de 200 jovens inscritos em 18 bandas tocaram músicas brasileiras – item obrigatório –, adaptadas nos mais diversos estilos, e receberam orientações de como melhorarem a sonoridade. O aprendizado final será mostrado nesta noite, quando duas mil pessoas são esperadas para aplaudir os estudantes.

 As aulas com as bandas foram intercaladas com palestras multitemáticas. “Nosso objetivo é mostrar todos os lados da carreira musical”, explica a musicista e pianista Regina Gomes, idealizadora do projeto junto com marido Uesli Gomes. “Muitos jovens desistem porque acreditam no sucesso rápido, mas não é assim para todos. O caminho é longo, exige dedicação e paciência”, fala Regina.

 Segundo Regina, “não há disputa no Som Maior Festival. A intenção é desenvolver o talento de cada um nos encontros com os profissionais das áreas de música, teatro, psicologia e fonoaudiologia. Toda a programação é especialmente planejada com este objetivo”. Para valorizar a participação dos estudantes, no dia 24 de novembro, às 10 horas, no Sesc, serão entregues certificados e troféus para as bandas.

 Como forma de orientação, em todas as edições o Som Maior Festival traz músicos renomados para abordarem assuntos como qualidade musical, teoria e harmonia musical, técnica, arranjo, composição, prática instrumental e comportamento social. Neste tema especial, os estudantes também desenvolvem o aspecto psicológico por meio de palestras sobre sexo, drogas, relação familiar e assuntos pessoais. De acordo com Uesli, “alguns relatos são emocionantes e mostram que a música pode transformar a vida das pessoas para melhor”.

 Dentro da programação do Som Maior, o show Por Trás da Canção emocionou o público que lotou o teatro do Engenho Central, no dia 20 de outubro. Uma viagem no tempo celebrou a carreira da inesquecível Elis Regina, com textos, narrativas e músicas, eternizando sua história. No palco, as canções foram interpretadas por Regina Gomes, Renato Loyola, Ubaldo Versolato, Paula Moreti, João M. Almeida, Celso Duarte, Maicon Araki, Ramon Marin e Wagner Almeida. Os atores Antonio Chapéu e Andréa Ferreira fizeram interpretações cênicas da música ‘O Bêbado e a Equilibrista’.

 Por acreditar neste projeto, que abre as portas para a iniciação de jovens na carreira musical, o Café Morro Grande é parceiro desde a primeira edição. “A atenção da empresa nos motiva a continuarmos”, dizem Regina e Uesli. Agradecemos, também, o Sesc Piracicaba, Arcor do Brasil, Ivan – Instrumentos Musicais, Acapi (Associação Cultural de Piracicaba), Secretaria Municipal de Ação Cultural, Prefeitura de Piracicaba, imprensa de Piracicaba e os patrocinadores Elring Klinger, RKM Equipamentos Hidráulicos, Pirasa e Prevlab, que contribuem por meio da Lei Federal de Incentivo – Lei Rouanet -  Ministério da Cultura.

Compartilhe no Whatsapp