José Pedro Volta A Pedir Incentivo A Pequenos Agricultores

7/11/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O vereador José Pedro Leite da Silva (PR) voltou a ocupar a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba, durante a reunião ordinária desta segunda-feira, 5, para pedir da Prefeitura Municipal incentivos aos pequenos agricultores. O vereador do PR relatou as duras condições nas quais sobrevivem proprietários de terras rurais e da falta de articulação de políticas que atendam os interesses desta população. “Se dá incentivo às grandes empresas, como a Hyundai, porque não oferecer também aos agricultores?”, questionou José Pedro.

Ele destacou que o governo precisa “rever a livre abertura do comércio”, já que a indústria brasileira sofre com taxas que “a penaliza”. José Pedro lembra que, no Brasil, as empresas pagam as maiores taxas tributárias do mundo e, quando vai concorrer com alguma empresa de países como China, Coréia ou Índia, acaba tendo dificuldade porque estas têm preços mais baixos. “Nós concorremos com um custo de produção totalmente diferenciado nestes países, aonde os encargos sociais praticamente não existem”, acrescentou o vereador.

O parlamentar também destacou a situação difícil por qual passam os agricultores. “Eles têm mantido os preços lá em baixo, enquanto adubos, herbicidas, o custo da mão-de-obra, energia e combustível vem crescendo constantemente”, disse José Pedro. O vereador usou como exemplo agricultores do bairro de Tanquinho, onde ele mora. “Quem tem 20 alqueires de terra chega a ganhar R$ 1 a R$ 1,5 mil, a duras penas, isso é muito menos do que qualquer pessoa que tenha um carrinho de cachorro-quente no Centro”, disse.

“É neste sentido que nós apelamos, que, se é possível dar incentivos às grandes empresas, então que se dê incentivos também aos pequenos produtores”, disse.

Compartilhe no Whatsapp