da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Com o objetivo de capacitar os profissionais para a implantação do Centro Pop (Centro de Referencia Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Serviço de Proteção Especial, reuniu em dois dias consecutivos, pelo menos, 20 profissionais da equipe técnica que atua diretamente, com a população em situação de rua. A capacitação foi realizada nos dias 25 e 26 de outubro, no Seame.
Para capacitar os profissionais, o consultor especialista da organização “Educadores Sociais”, Luciano Freitas de Oliveira, trabalhou a proposta relacionando as transformações na Política de Atendimento à População de Rua; a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais e o Serviço Especializado para Pessoas em situação de rua; a construção da metodologia do Centro Pop; diretrizes, objetivos, público-alvo; formas de Acesso; abordagem de rua; demanda espontânea; encaminhamentos pela rede e encaminhamentos pela comunidade; formas de Acolhimento; acompanhamento individual e Plano de Acompanhamento Técnico Individual. Durante o encontro, foram realizadas atividades práticas com trocas de experiências e trabalhos em grupo.
Sobre a abordagem à pessoas em situação de rua, Oliveira explicou, que muitas vezes é necessário trabalhar o convencimento. “Cada caso é único. Por isso as equipes precisam trabalhar com várias ferramentas”, argumenta.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio, a proposta de trabalho foi definida para potencializar a capacidade técnica das equipes de trabalho da Proteção Social Especial de Média Complexidade.
O Centro Pop oferta atenção especializada a pessoas em situação de rua. Articulado com os serviços de acolhimento, assegura atendimento e atividades para o desenvolvimento de sociabilidade, fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares e construção de novos projetos de vida, ofertando higiene pessoal, alimentação e espaço para guarda de pertences pessoais, além de atendimento psicossocial.