da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Em três dias de encontro, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), reuniu mais de 110 pessoas entre técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), entidades sociais e conselheiros da Criança e do Adolescente (CMDCA), Álcool e outras Drogas (Comad), do Idoso (CMI), de Segurança Alimentar (Comsea), da Pessoa com Deficiência (Comdef) e representante da Secretaria de Governo.
As capacitações foram realizadas visando o alinhamento de conceitos, de acordo com os marcos normativos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e articular ações de forma a abordar assuntos relativos às entidades de assistência social; definição de rede socioassistencial; o funcionamento dos serviços em rede; entre outros. As capacitações foram ministradas pelas consultoras Rosa Federici e Dejanira Luiza Gaiotto, da Consultoria e Assessoria em Políticas Públicas da Recapp.
Entre os assuntos pautados, o foco foi o papel da gestão na rede socioassistencial quanto às entidades sociais, respeitando as adequações necessárias para o atendimento aos critérios exigidos pelo CMAS que promoverá, a partir do registro da entidade, sua integração ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rosimeire Bueno Jorge, esses encontros contribuíram para o fortalecimento da rede socioassistencial no município e o estabelecimento de critérios, necessários para a sua adequação.
Audiência Pública
Com o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas no âmbito da Política de Assistência Social no Município, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realiza amanhã (19), das 13h30 às 17h, no salão nobre da Câmara Municipal dos Vereadores, audiência pública. Cerca de 100 pessoas já foram inscritas.