da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Ex-alunos, diretores, representantes do empresariado e autoridades prestigiaram a reunião solene, promovida pela Câmara, em comemoração aos 45 anos da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). Proposta pelo vereador Bruno Prata (PSDB), a cerimônia, realizada no salão nobre na noite desta quarta-feira (10), rendeu homenagens a Antônio Carlos Copatto, diretor-executivo da instituição, e a Wilson Roberto Tietz, presidente do Conselho de Curadores.
A solenidade foi a oportunidade de reverenciar a trajetória de educadores que passaram pela fundação, destacar o trabalho de professores e funcionários e enaltecer a ousadia de Luciano Guidotti, prefeito de Piracicaba que, em outubro de 1967, sancionou a lei 1.524, criando a Fumep, após a Câmara ter aprovado o projeto que a instituiu. Para Bruno Prata, Guidotti foi "um homem que teve ousadia e visão de futuro". Ele comparou a iniciativa do ex-prefeito à Alemanha e ao Japão, países que, derrotados na Segunda Guerra Mundial, usaram a educação para se reerguerem e tornarem-se potências mundiais.
O autor da solenidade mencionou vários nomes de pessoas que passaram pela instituição e "fizeram com que a Fumep se tornasse portadora de boas noticias para a comunidade". "Esta é uma homenagem que todos gostariam de fazer. A Câmara não poderia ficar indiferente a essa data tão estimada a todos. A Fumep orgulha a todos nós e nos enche de vontade de sermos mais piracicabanos ainda", disse Bruno Prata, ao citar que dois filhos seus, formados na instituição, foram "muito bem sucedidos nos cursos que lá fizeram". A cerimônia contou ainda com a exibição de um vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação da Câmara e a apresentação dos principais momentos da história da Fumep, conduzida pela jornalista Nilma de Oliveira Moratori. Ela lembrou que a fundação, criada inicialmente para manter a Escola de Engenharia de Piracicaba, hoje também é responsável pelo Cotip (Colégio Técnico Industrial de Piracicaba), pelo CEPP (Centro de Educação Profissional de Piracicaba) e pelo CPG (Centro de Pós-Graduação). HOMENAGENS Já a Fumep homenageou os 18 homens que ocuparam a presidência da fundação ao longo de seus 45 anos de existência: Joaquim do Marco, Hugo de Almeida Leme, Henrique Bergamin Filho, Ernesto Paterniani, Reinaldo Godoy (falecidos), Acary de Oliveira Mendes, Roberto Simionato de Moraes, Urgel de Almeida Lima, Newman Ribeiro Simões, Ricardo Abe, Ricardo Bortolai, Adalberto Felício Maluf, José Carlos Freire da Rocha, Antonio Carlos Copatto, Tarcisio Ângelo Mascarim, Homero Scarso, Reginaldo Nunes e Wilson Roberto Tietz. O reconhecimento prestado pela instituição também foi estendido à Associação dos Funcionários da Fumep, representada pelo presidente José Ferreira do Nascimento, e às associações dos docentes da EEP, representada pelo professor Sérgio Arnost Júnior, e do Cotip, representada pelo professor Marco Sakio Taniguti.
Acompanharam a solenidade o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB); Ângela Maria Cassavia Jorge Correa, secretária municipal de Trabalho e Renda; José Vicente Caixeta Filho, diretor da Esalq; e o advogado Tarcisio Greco, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba, entre outras autoridades. Além de receberem o reconhecimento da Câmara, Copatto e Tietz também foram homenageados pela Caterpillar, por meio de Rosa Morais, e pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), pelas mãos do diretor Cezário Ferrari.