Três escolas municipais recebem Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente
27/9/2012 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Escola Municipal Professora Olívia Caprânico, localizada no bairro Mário Dedini, ficou em primeiro lugar no Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente (PAMMA) 2012 e a E.M. Francisco Corrêa, no Jardim São Paulo, conquistou a segunda colocação, ambas na categoria projeto escola. Já na categoria desenho, foi contemplada a Escola Municipal Professor Euclides Buzetto, do bairro Jaraguá. A premiação realizou-se no dia 24 de setembro, em solenidade da qual participou a Secretária Municipal de Educação, professora Nély Guidolin Lima, que representou o prefeito Barjas Negri. Os temas dos projetos vencedores na categoria projeto escola foram: “Além do horizonte: educação, consciência ambiental e atividade social” e “Por uma escola mais alegre e prazerosa II”, respectivamente. Participaram 32 unidades escolares municipais na categoria desenho e sete na categoria projeto escola, sendo todas unidades de Ensino Fundamental.
“A valorização e o reconhecimento conquistados com o PAMMA resultam da parceria firmada há 13 anos, em Piracicaba, entre a Secretaria Municipal de Educação e a ArcelorMittal”, enaltece a Secretária Nély. Este ano, o Prêmio aprofundou o tema discutido em 2011 -“Ideias para sustentar o mundo. Como construir juntos um planeta sustentável?”, tendo como objetivo contribuir com a conscientização de crianças e jovens sobre questões ambientais, de modo a envolvê-los nessa responsabilidade.
De acordo com a analista de Recursos Humanos da ArcelorMittal, Ana Lúcia Scagnolato, o aprofundamento do assunto foi bem conduzido pelas escolas, que apresentaram ótimos resultados quanto ao estímulo da criatividade, expressão de ideias e respeito à diversidade. Segundo ela, as atividades compartilhadas possibilitaram ampliar o conhecimento, além de promoverem maior integração e participação comunitária nas questões socioambientais. “Os trabalhos escolares (desenho, redação e projeto-escola) apresentaram excelente qualidade. Agradecemos o importante trabalho dos educadores, sem os quais não seria possível o alcance de resultados tão expressivos”. Para concorrer ao PAMMA, alunos e professores receberam material formativo durante a capacitação realizada em 9 de março na Arcelor Mittal.
Resultado dos trabalhos vencedores
Categoria escola
Desenho
1º e 2º ano
Aluna: Raquel Araripe Dias
2º ano B
Escola Municipal Euclides Buzetto - Piracicaba
Desenho
3º, 4º e 5º ano
Aluna: Camila Kraide
3º ano
Centro Educacional SESI 164 - Piracicaba
Redação
6º e 7º anos
Aluna: Letícia Benati Meloto
6º ano C
Escola Estadual Prof. Elias de Mello Ayres - Piracicaba
Redação
8º e 9º anos
Aluna: Natália Breda Durante
9º ano
Escola Estadual Prof.ª Maria Arlete Angeleli – Rio das Pedras
Categoria filhos de empregados
Desenho
Aluna: Bruna Pinheiro
5º ano
Centro Educacional SESI 165 – Piracicaba
Redação
Aluna: Karoline de Goes Dantas
7ª série A
Centro Educacional SESI 085 – Piracicaba
Categoria projeto escola
1º lugar - Escola Municipal Professora Olívia Caprânico - Piracicaba
Projeto: Além do horizonte: educação, consciência ambiental e atividade social
2º lugar – Escola Municipal Francisco Corrêa - Piracicaba
Projeto: Por uma escola mais alegre e prazerosa II
Os trabalhos selecionados foram enviados à Fundação ArcelorMittal Brasil, para concorrer, em nível nacional, com outras unidades do grupo que também desenvolvem o PAMMA.