Secretaria de Governo lança Portal dos Conselhos de Piracicaba
26/9/2012 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Secretaria de Governo, em parceria com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e com o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), lança o Portal de Conselhos de Piracicaba. Sua criação foi um pedido dos próprios conselheiros. “Piracicaba conta com mais de 30 conselhos já criados e outros em processo de criação. O portal servirá como meio de comunicação entre os conselheiros e troca de informações. A inclusão no site será por adesão espontânea. Nele já estão incluídos 13 conselhos”, contou José Antonio de Godoy, secretário de Governo, lembrando que a atualização das informações de cada conselho será feita por seus próprios conselheiros.
A elaboração do portal passou por três fases. A primeira, de informação, focou a construção de um ambiente para divulgação das informações dos conselhos. A fase II visou a articulação, com o desenvolvimento de ferramentas para a comunicação entre os membros dos conselhos e a população. Por fim, a evolução das ferramentas de articulação com o intuito de promover a participação popular pelas redes sociais digitais e reais.
Na página inicial estão informações gerais e conteúdos convergentes das página de cada um dos conselhos. Material de apoio aos conselheiros como cartilhas, livros e pesquisas, estão disponíveis para download. As notícias são apresentadas na forma de slides, rodando automaticamente, inseridas no portal de forma automática ou por escolha de seu administrador. Há também um calendário onde estão marcados os eventos de todos os conselhos.
Cada conselho será responsável pela atualização de sua página, onde estão dados de identificação, direitos e deveres, leis, decretos e regimento interno, além de outros documentos. Há, ainda, uma lista com o nome todos os membros, titulares e suplentes, setor da sociedade a que pertencem e contatos do conselho como endereço, telefone, e-mail e o próprio portal. Na mesma página está outro calendário, este com as datas referentes apenas aquele conselho. As notícias estão dispostas no formato de blog, com chamada e foto. Por fim, na parte inferior, ficam arquivadas as pautas, atas, pareceres/ resoluções e ofícios do conselho.
Todas as páginas do portal poderão ser compartilhadas nas redes sociais, como facebook, twitter, entre outras. Uma ferramenta de registro será oferecida aos usuários do portal, com opção para recebimento, por e-mail, das atualizações gerais e/ou específicas de cada conselho. É possível também a elaboração enquetes, formulários customizados, integração com o youtube etc. Por ser uma ferramenta dinâmica, o número de páginas pode ser ampliado sem limitações.