Alunos Da Escola Estadual Dom Aniger Participam Do Projeto "Conheça O Legislativo"

14/9/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Motivados pela vontade de conhecer o trabalho realizado  pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, os alunos da Escola Estadual  Dom Aniger, do Bosques do Lenheiro, participaram na manhã desta sexta-feira, a convite do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), do Programa “Conheça o Legislativo”, instituído por Projeto de Lei de autoria do  vereador João Manoel dos Santos (PTB), com o objetivo de estreitar o relacionamento da Câmara com os alunos e as escolas e ampliar o conhecimento de todos, para as questões políticas de Piracicaba.

O historiador Fábio Bragança falou sobre o surgimento das  Câmaras Municipais, a implantação da primeira Câmara no Brasil, na cidade de São Vicente/SP em 1532 e a implantação da Câmara de Vereadores de Piracicaba, em 1822, quando a cidade ganhou a condição de Vila e passou a se chamar Vila Nova da Constituição.
No final da palestra, o historiador mostrou fotos antigas da cidade, entre elas fotos da Praça José Bonifácio, do Edifício Comurba, que desabou em 06 de novembro de 1964, que possui salas comercias, apartamentos e um cinema com capacidade para 1.000 pessoas, sendo o maior e mais luxuoso do interior paulista. Os estudantes também puderam assistir vídeos da construção da Ponte Pênsil e do Terminal Rodoviário. 
Em seguida o advogado Bruno Oliveira, falou aos estudantes sobre os sistemas políticos e formas de governo e dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, explicando como funciona cada um deles e seu papel no contexto político e social do país.

O advogado mostrou aos alunos fotos do prédio do Congresso Nacional, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que atribuiu ao prédio vários significados simbólicos. As duas torres independentes de 28 andares, por exemplo, atestariam a divisão do poder legislativo entre Senado e Câmara, a ligação entre elas, a meia altura das construções, formando um H, representa a união entre as casas. 
A cúpula convexa da Câmara dos Deputados indica que a Casa esta aberta aos anseios da sociedade,  uma vez que os deputados, oficialmente, representam os eleitores,  enquanto os senadores, os estados. A cúpula côncava do Senado, menor, mostraria que ali deve prevalecer a reflexão e o equilíbrio.

A curiosidade que mais chamou a atenção dos estudantes foi o fato do arquiteto ter projetado os prédios de forma que no dia 21 de abril, data em que comemora o aniversário de Brasília, o sol nasce entre as duas torres, mostrando um exato alinhamento astronômico que foi calculado minuciosamente por Niemeyr e se põe, diariamente, no lado oposto, atrás do Memorial do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, que projetou a  construção de Brasilia. 
Na sequência o agente legislativo James Granziol,  explicou como funciona a Câmara de Vereadores, a função dos parlamentares, como são elaboradas as leis e coordenou a simulação de uma Reunião Ordinária, em que os estudantes interpretaram o papel dos vereadores, discutiram e votaram o Projeto de Lei que proíbe o bullying em ambiente escolar. 

Após discutirem o assunto os alunos simularam a votação do projeto que foi aprovado pelos estudantes, com apenas um voto contrário. A alegação da aluna é que há necessidade de uma lei que proíba o bullying, por se tratar de uma brincadeira entre os estudantes.
O vereador José Antonio Fernandes Paiva, agradeceu os professores Reginaldo Luiz de Oliveira (matemática), Cezarina Bertin (História) e Maysa Rodrigues  (Química) e do Coordenador de Ensino Médio Tiago de Campos Ferreira, pelo empenho em trazer os alunos para participarem do Projeto. 
Ele falou também da importância do trabalho da Câmara de Vereadores e dos vereadores que além de fiscalizar o trabalho do Executivo, também tem o dever de discutir com a sociedade os problemas e buscar soluções. 

“ Todo mundo tem o direito de sonhar, quando todos sonham juntos fica mais fácil mudar a sociedade. Tenho um companheiro de família humildade que veio do nordeste, trabalhou em fábricas do ABC paulista e que nunca desistiu de seu sonho e se tornou presidente da República Federativa do Brasil, estou falando do companheiro Luiz Inácio “Lula” da Silva”, comentou Paiva. 
O vereador disse aos estudantes que eles precisam dar mais valor e dedicação a escola, pois só eles podem construir seus futuros. Ele também falou da criação de bairros distantes da cidade como Bosques do Lenheiro, Jardim Gilda, Santa Fé, Santo Antonio, entre outros. “Esses bairros foram criados longe da área central com o objetivo de separar os ricos dos pobres”, disse Paiva, que alertou que o preconceito com quem mora nesses bairros tem aumentando nos últimos anos. 
Paiva falou sobre o movimento Reaja Piracicaba, que tem criticado o aumento salarial dos vereadores, mas que ninguém se manifestou com relação à doação de área para construção do Parque Automotivo e  $52 milhões que a Prefeitura fez a empresa coreana Hyundai, além da isenção de impostos por 25 anos.  

“Se este dinheiro tivesse sido aplicado nas empresas piracicabanas, com certeza renderia muito mais que os dois mil empregos oferecidos pela Hyundai e teríamos menos problemas. Acredito que a  empresa automobilística trará mais ônus do que bônus a cidade de Piracicaba”, comentou .
O parlamentar também falou da Parceria Publica Privada que envolve o Semae e que irá interferir diretamente nas contas de água da população. “Com a privatização quem mais irá sofrer são os bairros onde o poder aquisitivo é menor, uma vez que a empresa privada visa apenas o lucro”, disse. 
Ele também falou da Bolsa Creche, do baixo salários dos professores que  muitas vezes trabalham doentes para não perderem o bônus, pois o valor acaba fazendo falta a eles.  
No final da apresentação o coordenador Tiago, pediu aos alunos que se tornem agentes multiplicadores e repassassem o conhecimento adquirido aos demais colegas que não puderam estar presentes e lembrou que a única coisa que ninguém nunca irá tirar deles, é o conhecimento.

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