Alunos Do Sesi Discutem Projeto De Lei E Ganham Elogios De Professor

12/9/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

A desenvoltura ao microfone, a qualidade dos argumentos usados na tribuna e o comportamento no plenário das turmas A e B da 8ª série do Sesi 085, que visitaram a Câmara na manhã desta quarta-feira (12) a convite do vereador Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS), não só reforçaram a tradição do colégio em capacitar seus estudantes como fizeram o professor de História Amauri Antonio Toloti destacar o potencial deles.

Ao comentar sobre a participação no "Conheça o Legislativo" da escola localizada na Vila Industrial, ele não poupou elogios ––nem o sotaque típico–– para afirmar ter "muito orgulho" de contar com os jovens como seus alunos. Segundo Toloti, o desempenho dos estudantes "foi o grande presente" dado por eles à também docente Elaine Albino Passarelli, aniversariante do dia, que o acompanhou na visita juntamente com a coordenadora pedagógica Luciana de Cássia Gazzi.

O professor disse que a participação dos alunos no projeto "contribui muito" para o desenvolvimento dos jovens, "tanto pelo aprendizado histórico como para a prática cívica e a formação política" deles. Ele afirmou ainda que o conteúdo histórico visto nas palestras complementa o que é dado em sala de aula, uma vez que os estudantes da 8ª série aprenderam neste ano a origem dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tema abordado pelo advogado Bruno de Oliveira, do Departamento Jurídico da Câmara. "Acrescentou muitas coisas", frisou.

Os estudantes também conferiram as apresentações do historiador Fábio Bragança, que explicou como as Câmaras de Vereadores surgiram, e do advogado James Granziol, do Departamento Legislativo, que detalhou as funções exercidas por quem é eleito para representar a população na Casa de Leis. Os alunos também simularam a participação em uma reunião ordinária, em que foi debatido um projeto de lei fictício sobre a proibição da prática de bullying em ambiente escolar ––a proposta acabou aprovada, com sete votos contrários.

Toloti destacou o valor da visita. "Tivemos uma aula de civismo, política e ética. Normalmente, as pessoas acham que política é corrupção e hoje vocês puderam ver que não é: tem muito trabalho bem feito aqui", afirmou. "Política não é desvio de verbas públicas ou brigas: é o que vocês fizeram hoje", completou o professor, que, com sua câmera digital, registrou a participação dos alunos na simulação da reunião ordinária, que teve na Mesa Diretora os estudantes Douglas Tessel de Siqueira (como presidente), Natália de Souza Nunes (como vice-presidente), Rafaela Gomes Martins (como primeira secretária) e Carla Lins (como segunda secretária).

Carlinhos lembrou que tem convidado todas as unidades do Sesi de Piracicaba para visitarem a Câmara e, assim como Toloti, disse que a participação das turmas "tem nos dado muito orgulho". O vereador ainda pediu aos estudantes que tratem com carinho da cidade. "Queremos que cada um tenha a responsabilidade de cuidar dela. Vocês poderão estar no meu lugar no futuro, então, levem isso a sério. Nós podemos fazer a diferença na nossa casa, na nossa escola, na nossa comunidade", afirmou.

 

Compartilhe no Whatsapp