da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O Instituto Formar abre oportunidades para adolescentes com idade entre 12 e 18 anos para integrarem a Banda Musical João Romeu Pitolli. Com tradição de 45 anos, o projeto tem como objetivo continuar a promover assistência social, por meio da socioeducação para adolescentes e jovens da comunidade de Piracicaba.
As inscrições gratuitas já estão abertas e, a partir deste ano, passam a ser continuadas, ou seja, os candidatos poderão se inscrever de janeiro a novembro. As mudanças podem ser constatadas nos critérios de admissão, com ampliação para que os adolescentes de 12 a 18 anos ingressem e participem até os 20 anos; e as aulas também passam a ser ministradas nos períodos da manhã e tarde.
Os interessados passarão por quatro fases. Na primeira, o candidato deve preencher a ficha de intenção na recepção do Instituto Formar. Em seguida, será agendada entrevista do candidato acompanhado pelo responsável com o coordenador de projetos Culturais, Mauricio Ribeiro. O teste de aptidão musical será aplicado ao adolescente na terceira fase e, na última etapa, será realizada entrevista para avaliação socioeconômica da família.
O coordenador de Projetos Culturais do Formar, Mauricio Ribeiro explica que para ingressar no projeto, não é necessário saber tocar instrumentos, “Uma porcentagem muito pequena de candidatos vem sabendo algum instrumento, e os alunos fazem uma opção de acordo com a linha de percepção dos maestros, com orientação dentro dos critérios técnicos, de inclinação, aptidão e familiaridade com os instrumentos”.
A Banda Musical é composta por quatro professores e maestros que ministram aulas de bateria, bumbo, surdo, caixa, pandeiro, saxofone, clarineta, flauta transversal, trombone, bombardino, tuba, saxofone, trompete, souzafone e ainda participam das aulas de teoria musical. A partir deste ano, os componentes da banda também poderão ter aulas de violão, cavaquinho e bandolim, doados ao Instituto Formar pelo Projeto Doe um Violão para o João, da Ong Pira 21.
Novos desafios
Para 2015, Ribeiro ressalta que os próximos desafios envolvem novos integrantes, repertório diversificado e a criação do Grupo de Cordas.
De acordo com Mauricio Ribeiro, atualmente, a Banda Musical tem estrutura sistematizada com capacidade de aulas para 150 alunos e o trabalho alinhado com as orientações psicológicas, pedagógicas e de assistência sociais disponibilizadas pela entidade.