Desfile De Moda Inclusiva Atrai A Atenção De Centenas De Consumidores No Shopping Piracicaba

3/9/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Quem passeava pelo Shopping Piracicaba na noite desta sexta-feira (31) parou pelo menos um instante para conferir o 3º Desfile de Moda Inclusiva, em que 18 modelos com algum tipo de limitação mostraram que cidadania não combina com preconceito. Centro das atenções, eles apresentaram roupas e acessórios da coleção Primavera-Verão e arrancaram gritos e aplausos das mais de 300 pessoas que assistiram a tudo acomodadas nas 200 cadeiras distribuídas ao redor da passarela ou mesmo em pé.

O evento, que contou com o apoio de 17 empresas, encerrou a 7ª Semana da Acessibilidade e Inclusão, promovida pelo Fórum Municipal Permanente da Pessoa com Deficiência, de iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB). A edição de 2012, que teve início no último dia 20, reuniu uma programação diversificada, composta por oito atividades, entre palestras, peças teatrais e lançamento de livro.

Responsável pela montagem dos looks apresentados por cada modelo, a estilista e produtora de moda Carla Dedini Pitta trabalha na área há 18 anos e colabora voluntariamente no evento desde a primeira edição, em 2010. "Não tem dinheiro que pague", disse. "Espero que a cada ano as pessoas se conscientizem de que alguma coisa precisa ser feita tanto na parte de adaptações (de ônibus, de cadeiras etc.) quanto em relação à inclusão social."

O desfile na praça de eventos do Shopping Piracicaba atraiu olhares de consumidores, lojistas e famílias inteiras. As batidas rápidas das músicas que embalaram cada apresentação fizeram os 18 modelos ––nenhum deles profissional–– deixarem a timidez de lado e interagirem com o público, com acenos, poses e beijos. Integrando o "casting" estavam desde Tainá Gabriele Granadier, de 5 anos, e Saimon Davi Damasceno, de 6, até Renata Andrea Feliciano, de 40.

"Não demos nenhuma orientação. É à vontade: eles vêm aqui e fazem o que vier à cabeça deles", revelou Carla antes do início do desfile.

Bandeira enfatizou que a moda constitui outro meio de estimular a participação de cidadãos com deficiência na sociedade. "Nosso intuito é mostrar para as pessoas que, primeiro, o deficiente não é só o cadeirante ––são também os deficientes visual, auditivo, intelectual–– e que, principalmente, deficiente é a nossa sociedade, que não proporciona a inclusão e a participação dessas pessoas em todas as formas possíveis que esta Semana da Acessibilidade proporcionou através das peças de teatro, das palestras e das atividades que trouxemos."

O vereador lembrou que ainda é pequeno o número de indivíduos com deficiência que podem deixar suas casas e levar uma vida comum. "Quando saímos na rua, não vemos essa população participando, interagindo no nosso dia a dia. O comércio, a indústria e a nossa sociedade precisam promover a inclusão dessas pessoas. E é isso o que buscamos mostrar nesta Semana."

 

 

Compartilhe no Whatsapp