da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
A Câmara aprovou, em reunião ordinária na noite desta quinta-feira (30), a moção de apelo 80/2012, que pede a ampliação do quadro de funcionários da Previdência Social em Piracicaba e a criação de mais postos de atendimento. O apelo foi apresentado pelo vereador José Pedro Leite da Silva (PR) e é dirigido ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ao presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Mauro Luciano Hauschilde, à gerente executiva em exercício de Piracicaba, Eliana Soares Bueno, e ao gerente Lawrence Theofilo Santos de Oliveira.
"As reclamações que recebemos em nosso gabinete são constantes, principalmente pela demora no atendimento à população previdenciária. Todo atendimento é pré-agendado através do 135 e, mesmo assim, quando o segurado chega até o posto da Previdência Social, a demora é grande", comenta José Pedro, que foi à agência de Piracicaba verificar de perto o problema. "Constatei in loco a situação que os usuários dos serviços da Previdência Social enfrentam em seu dia a dia, esperando por mais de duas horas para serem atendidos."
Segundo o vereador, quando esteve na unidade, no último dia 9, apenas 4 dos 18 guichês estavam em operação. "Como exemplos, citamos os casos da senhora Ana Ferreira Oliveira, de 64 anos, cadeirante, que chegou à agência às 15h20 e foi atendida às 17h30, e do senhor Raul Elias Amorin, com senha de atendimento com prioridade para as 14h55, mas sendo atendido só às 17h17. É uma situação que não podemos aceitar", afirma o parlamentar. José Pedro lembra que Piracicaba "cresceu nos últimos dez anos" e que o número de segurados também aumentou. Apesar disso, o município conta com apenas um posto de atendimento da Previdência Social, localizado no número 790 da rua XV de Novembro, no Centro, que "também atende inúmeras cidades vizinhas", como salienta o vereador. Outro ponto destacado por José Pedro na moção de apelo é a falta de funcionários, de equipamentos e de bens de serviços para melhorar e ampliar o atendimento do posto já existente, uma vez que o cenário atual, segundo o parlamentar, "vem se agravando e faz com que a população sofra". "Foi aberta apenas uma nova vaga no último concurso da Previdência Social para o posto de Piracicaba. Há necessidade de planejamento para que mais postos sejam instalados em nosso município e nas cidades vizinhas, visando a um melhor atendimento à população", observa José Pedro.