da assessoria de imprensa
Você já se imaginou em uma sessão sustentável de cinema? Esta é a proposta do CINESOLAR, primeiro cinema móvel do Brasil que utiliza energia solar para exibir filmes. O veículo, que já visitou várias cidades brasileiras e realizou mais de 90 sessões, é resultado de uma iniciativa totalmente nacional.
A ideia nasceu em um encontro de cinemas itinerantes no México, em 2010. Foi lá que a idealizadora e coordenadora do CINESOLAR, Cynthia Alario, começou a tecer parcerias para desenvolver o protótipo no país. A versão brasileira ganhou o apoio inicial da Fundação Holandesa Doen, promotora de sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países. O projeto é uma realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil.
O CINESOLAR é equipado com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. O veículo também é autossustentável em sua estrutura, já que carrega cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e até uma cabine de DJ. Desde o início das atividades, o cinema já atingiu um público de mais de 13 mil pessoas e conseguiu uma economia de energia elétrica maior que 220 mil watts, equivalente a quase 400 horas de uma geladeira ligada sem interrupções.
“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, explica Cynthia Alario.
Os filmes exibidos sempre trabalham questões ligadas à sustentabilidade como foco em três eixos: social, econômico e ambiental. Além das sessões, a iniciativa ainda promove oficinas de sustentabilidade para crianças e adolescentes. Estas atividades propõem a reciclagem de materiais para confeccionar instrumentos musicais e o uso de pigmentos naturais, como argila e urucum, para as intervenções e pinturas produzidas pelos participantes – o ecografite.
Próximas Sessões
Desde o primeiro semestre de 2014, o Cinema Móvel está na estrada para visitar várias cidades brasileiras e já exibiu filme como “Colegas”, “O Palhaço”, curtas-metragens ligados a sustentabilidade, entre outros
Até dezembro, o CINESOLAR fará sessões em mais 50 municípios, incluindo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte entre outras cidades do Sul, Sudeste e Centro Oeste do país. A maioria das exibições conta com o patrocínio das empresas CPFL Energia e Genzyme do Brasil, do grupo farmacêutico Sanofi.
Os caminhos do projeto
Em uma breve retrospectiva, o CINESOLAR participou de importantes eventos da capital paulista, como a Feira Enersolar + Brasil, o 24º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que aconteceu em Goiás.
O CINESOLAR também promoveu um circuito itinerante em parceria com os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital paulista. As sessões de cinema e oficinas integraram a programação do projeto em 22 unidades visitadas nos meses de outubro e novembro de 2013. O público atingido – alunos, professores, moradores das comunidades e convidados – foi de quase 3 mil pessoas.
Em abril deste ano, o cinema iniciou seu primeiro circuito itinerante patrocinado pelas empresas Votorantim Cimentos, Votorantim Energia e pelo Instituto Votorantim, que levou exibições de filmes e oficinas de música orgânica para 20 cidades paulistas. Os munícipios de São Vicente, Campinas e Mirassol foram alguns dos contemplados.
Mais informações: www.cinesolar.com.br
***Confira as próximas cidades que receberão sessões do CINESOLAR:
Outubro
Novembro
Dezembro