Containers para coleta estão defasados, diz técnico da Sedema

17/9/2014 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) convocou audiência pública sobre lixos acumulados em diversos pontos na cidade

A quantidade de containers para coleta de lixo na cidade está defasada. A conclusão é de Carlos César Ambrosano, engenheiro da Secretaria Municipal de Defesa do Ambiente (Sedema), durante a audiência pública convocada pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) na tarde desta terça-feira (16) no plenário Francisco Antonio Coelho, da Câmara de Vereadores de Piracicaba. “Como o contrato foi idealizado em 2006, mas por questões judiciais só foi efetivado em 2012, a quantia ficou defasada”, disse. 

No contrato de Parceria Público-Privada (PPP), assinado com a Empresa Piracicaba Ambiental, ficou definido a implantação de 220 containers – sendo 218 já instalados –, mas o técnico da Sedema observa que o número é insuficiente, em dois aspectos: 1) porque a cidade cresceu muito desde a idealização do contrato (em 2006); 2) precisa ser redefinido o termo de “grandes geradores”, os quais devem assumir a coleta por serem estabelecimentos comerciais (como supermercados, principalmente). 

“Isso precisa ser revisto, porque hoje ‘grandes gerados’ desenvolvem cerca de 600 a 700 litros de lixo, e não mais 100 ou 200, o quanto era quando o contrato foi idealizado, o que acaba criando muito excedente”, explica Ambrosano. Ele acredita que a cidade precisará rediscutir alguns aspectos da coleta por containers, já que nos últimos anos foram desenvolvidas novas tecnologias neste segmento. “Coisas que não existiam quando o contrato foi idealizado e agora são possíveis”, disse. 

Durante a audiência pública, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) destacou o problema crescente de acúmulo de lixo ao lado dos containers. “É preciso ter maior agilidade na limpeza destes locais, porque são próximos de casas, e principalmente crianças ficam expostas à sujeira”, disse o vereador, preocupado com outras questões em relação à limpeza ambiental, como podas e corte de árvores, assim como com o replantio de novas mudas. 

ACÚMULO – O vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) citou locais onde existem acúmulo de lixo e que precisam a intervenção da Sedema. Na Rua Jahu, no bairro Itapuã, estão sobrecarregados, “demora-se a passar, e gera rato, doença, e ali já existe a situação precária do esgoto”, lembra Trevisan Jr. Outro, na rua 17 do bairro Bosques do Lenheiro, “você vai lá e dá até medo de ver a situação”, disse o vereador. Ele também apontou o problema na entrada do bairro Nova Suissa, “a coisa transborda e o chão vira um lixo enorme”, disse ao ele, ao cobrar mais agilidade da equipe da Sedema.

A audiência pública também contou com a participação de Claudionor Siqueira de Lira, gerente operacional da empresa Piracicaba Ambiental. E teve a presença da assessoria do vereador Paulo Camolesi (PV).

Compartilhe no Whatsapp