da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Quem esteve no Teatro Municipal “ Doutor Losso Netto”, na noite da última sexta-feira (24/08), pode viver momentos de grande emoção e aprendizado, ao assistir o musical UP 3, terceiro musical do Projeto UP, da Oficina dos Menestréis, que tem elenco formado por um grupo de atores com Síndrome de Down.
O musical fez parte da programação da 7ª Semana da Acessibilidade e Inclusão, promovida pelo Fórum Municipal Permanente da Pessoa com Deficiência, de iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB). A programação, que teve início na segunda-feira (20) se estende até o próximo dia 31.
O UP 3 é o resultado de meses de treinamento e ensaios. É um projeto artístico repleto de descobertas, risadas, experiências, arte e muito afeto. Durante sua apresentação o grupo apresentou esquetes com cenas e coreografias de outras apresentações da Oficina dos Menestréis, além de criações originais do grupo, com musica ao vivo e convidados especiais. Diversão, encantamento, autenticidade são a marca deste musical que há três anos inova com informações e reflexões sobre inclusão da pessoa com deficiência por meio do teatro musical feito pelos Menestréis. Animado, o público presente aplaudiu todas as apresentações, se divertiu com as tiradas inteligentes dos atores e se emocionou quando uma das atrizes representou um trecho da peça “Romeu e Julieta” e quando um jovem ator declamou o “Soneto da Fidelidade” de Vinicius de Morais. “Foram momentos de muita emoção, a apresentação foi maravilhosa, parabéns aos Menestréis pelo excelente trabalho com essas crianças portadoras de Síndrome de Down. Ficamos emocionados e encantados com o que vimos aqui hoje”, comentou o casal Edir e Sabastião, que disseram voltar no próximo ano tanto na apresentação do UP como na do Noturno cadeirantes O vereador André Bandeira agradeceu a pesença do público presente e falou da importância do trabalho da Oficina dos Menestréis, que com seu trabalho mostra que todos são capazes de fazer arte.
A direção do musical UP 3 é de Deto Montenegro, irmão do cantor e compositor Oswaldo Montenegro, que criou em 1981 a Oficina dos Menestréis, onde passou a trabalhar com um novo método para dirigir seu elenco de atores, cantores e bailarinos, a fim de atingir maior agilidade, noção de conjunto e atenção redobrada dos atores, alguns exercícios baseados no método do reflexo e atenção para o treinamento de seus elencos.