da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Debate está agendado para 17 de outubro, às 14h, no plenário da Câmara
O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) realizará reunião pública para discutir alternativas para a manutenção do emprego na indústria local, diante de recentes dados que demonstram a redução de postos de trabalho. O debate reunirá secretários municipais, sindicatos e população e será realizado no dia 17 de outubro, às 14h, no Plenário Francisco Antonio Coelho.
A realização do encontro foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (8), quando Paiva solicitou urgência na votação ao requerimento 803/2014, de sua autoria.
Serão convidados os secretários Sérgio Fortuoso (Trabalho e Renda), Tarcisio Mascarim (Desenvolvimento Econômico) e Eliete Nunes (Desenvolvimento Social). Além da diretora regional da Sert em Piracicaba, Maria José dos Santos, Paiva enviará convite aos representantes do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Sindicato dos Metalúrgicos.
No texto do requerimento, Paiva cita reportagem de 6 de setembro da Gazeta de Piracicaba, que traz, na sua avaliação, um dado alarmante: foram 4 mil homologações em 2014 no setor metalúrgico, o que indica o aumento do desemprego no setor industrial em Piracicaba e região. Para o vereador, o número é potencializado pela ausência de enfrentamento das causas.
“Preocupa-nos que estes números não sejam considerados no planejamento das políticas públicas municipais, nem tampouco seu impacto esteja sendo analisado pelo Executivo”, diz Paiva, ao considerar que a cada demissão três pessoas são afetadas na família, o que pode representar prejuízo a mais de 15 mil munícipes ligados ao setor metalúrgico.