PSF Tatuapé 1 encerra curso de gestantes

9/9/2014 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Uma confraternização realizada na tarde desta segunda-feira (8) reuniu nove gestantes e as profissionais da unidade do PSF (Programa Saúde da Família) Tatuapé 1 para marcar o encerramento de mais uma edição do curso de gestantes. Promovido pela unidade, o curso visa a trazer informações às futuras mamães e reuniu nesta turma moradoras da região atendida pela unidade e até uma gestante do bairro Santa Cecília.

Segundo Ana Beatriz de Moura, enfermeira responsável pela unidade, o curso é aberto a gestantes de todo o municípioe leva orientações importantes sobre a gestação e os cuidados com o bebê. “São oito encontros semanais onde abordamos temas como pré-natal, nutrição da mãe e do bebê, parto, planejamento familiar, saúde bucal, cuidados com o recém-nascido, vacinas e os direitos da mãe e da criança”, destaca a enfermeira.

As palestras envolvem, além dos profissionais da própria unidade, profissionais da CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição), Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, CESM (Centro Especializado em Saúde da Mulher) e Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social).

A estudante Drielle Quartarolo, 22, mora no Santa Cecília, mas fez questão de realizar o curso na unidade após indicação de uma amiga. “Na primeira gestação, fiz o curso no meu plano de saúde e não gostei. Aqui é melhor, pois o número de gestantes é menor e você consegue tirar suas dúvidas com mais facilidade e a equipe é muito atenciosa”, disse a estudante, grávida de um menino há quase nove meses.

Moradora do bairro atendido pela unidade, a estudante Natali Fernanda Rocha Ribeiro, 21, espera o primeiro filho e disse que o curso mudou seu modo de encarar a gravidez. “Quatro meses antes de engravidar tive um aborto. Aprendi muita coisa no curso, como a importância de amamentar, que era algo que achava besteira e aqui pude ver que é um ato de amor, insubstituível para criar um vínculo entre a criança e a mãe”.

Para a operadora de caixa Marineide dos Santos Silva, 27, o curso foi importante. “Recebi muita orientações sobre a gravidez e os cuidados com o bebê, o que pode ou não fazer e comer. Foi muito bom”, afirmou.

Compartilhe no Whatsapp