Situação crítica do rio marca solenidade de aniversário da cidade

1/8/2014 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Vereador Carlinhos Cavalcante, vice-presidente da Mesa, admitiu “momento ser de tristeza” e lembrou dependência de outras cidades para tratar o rio

A agonia do rio Piracicaba, que enfrenta a pior seca de sua história, marcou os discursos das autoridades na celebração cívica em homenagem aos 247 anos da cidade, realizada na manhã desta sexta-feira (1º) na Praça José Bonifácio. “Estamos passando por um momento de muita tristeza, devido à situação que se encontra o nosso rio”, disse o vereador Carlos Cavalcante, vice-presidente da Mesa Diretora e que representou a Câmara de Vereadores de Piracicaba. 

“Nos últimos anos a cidade de Piracicaba tem feito bastante para melhorar as condições das águas, mas, infelizmente, não depende apenas de nós, mas dos municípios a montante (acima da bacia) do rio”, destacou Carlinhos Cavalcante, ao lembrar de o recente anúncio de tratamento de 100% do esgoto doméstico do município, resultado de investimentos do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) em parceria com a empresa Águas do Mirante. 

O prefeito Gabriel Ferrato também destacou a situação do Rio Piracicaba durante o discurso na praça José Bonifácio e acrescentou a necessidade da sociedade trabalhar em conjunto na melhoria das condições não apenas do rio, mas do meio ambiente. “Tenho certeza de que todos sabem a importância de trabalharmos em conjunto em prol da defesa destes recursos”, disse ele, ao lembrar que “todos trabalharam, no passado, e outros trabalharão para isso no futuro”. 

Ferrato também aproveitou a oportunidade para anunciar a entrega de quatro novas viaturas Rangers, equipadas com GPS, para atuar no patrulhamento da Zona Rural de Piracicaba. “Este é o nosso presente para uma das áreas rurais mais importantes do Estado”, disse o prefeito. Ele também destacou o treinamento de primeiros-socorros, feitos pelos 14 guardas civis do contingente da Zona Rural, com o objetivo de agilizar o atendimento em caso de ocorrências com vítimas. “É mais um passo na melhoria da segurança à população”, disse. 

A solenidade na praça José Bonifácio foi organizada pela Comissão de Eventos Cívicos, com apoio do Departamento Cerimonial da Câmara de Vereadores. A Banda União Operária fez o acompanhamento musical, entoando o Hino Nacional (no momento do hasteamento das bandeiras) e o Hino de Piracicaba. O ator Daniel Valim apresentou um monologo sobre a história de Piracicaba. O ato recebeu diversas autoridades, como o major Cerqueira Letie (representando o CPI-9), o tenente Garcia, do Corpo de Bombeiros, o sub-tenente Jorge Luis Reis, chefe do TG 02-028, além de diversos secretários municipais. 

A Câmara de Vereadores de Piracicaba este ainda representada pelos vereadores Pedro Cruz (PSDB), Gilmar Rotta (PMDB), Chico Almeida (PT), Paulo Camolesi (PV) e pelo historiador Fábio Bragança.

Compartilhe no Whatsapp