Mulheres foram maioria na 1ª Jornada de Jardinagem

24/6/2014 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Diferentemente de que muitas pessoas pensavam, as mulheres foram maioria na 1ª Jornada de Jardinagem realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio, da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda, em parceria com o GEP/Esalq (Grupo de Estudos a Paisagismo) e apoio da Sedema, Sema, Sebrae e Semae.

A entrega dos kits aconteceu na manhã de sábado, na Semtre, pelo prefeito Gabriel Ferrato e o secretário municipal de Trabalho e Rendca, Sérgio Fortuoso.

O kit de jardinagem contém utensílios como: Conjunto de carrinho de mão ancinho com cabo de madeira, cavadeira, picareta chibanca, enxada canavieira, enxadão largo, facão em aço, pá quadrada, serrote de poda, tesoura de poda, arrancador de inço, pazinha larga, escardilho, par de luvas e óculos de proteção.

Neide Cherigato, 51 anos, moradora no bairro Castelinho, não continha sua alegria ao terminar o curso. “Sempre fui uma apaixonada por terra, mas sempre por curiosidade. E quando tive conhecimento do curso, não pensei duas vezes e me inscrevi, com apoio de toda família. E hoje estou aqui recebendo os kits”.

Para Janice Jandoso, 29, residente no Piracicamirim, diz que “como queria mudar de ramo, vi na jardinagem essa oportunidade. O curso foi ótimo e aprendi muitas coisas que serão úteis nessa mais nova atividade. Pretendo me dedicar profissionalmente a este ramo, que apresenta demanda retraída na cidade”.

Duplamente feliz estava Adeuzita Batista, 54 anos, pelo fato de ela e a filha terem feito o curso. ”Ao ficar sabendo do curso, falei para minha filha que imediatamente também se interessou e frequentou todas as aulas. Amo as plantas e sempre gostei de cuidar de jardins e fazia isso na minha casa. Agora que adquiri mais conhecimento, quero me dedicar a atividade com profissionalismo”. Destacou que as ferramentas do kit não são pesadas e podem ser manuseadas perfeitamente pelas mulheres.

De acordo com Armando Ciriaco de Camargo, 66 anos, morador da Vila Fátima, a possibilidade de fazer um curso de jardinagem veio em boa hora. “Estou aposentado e sempre cuidei dos jardins da minha chácara e de meu sobrinho. Fiz este curso para me aperfeiçoar a prática e vou me dedicar profissionalmente a jardinagem”.

O secretário Sergio Fortuoso, não ficou muito surpreso com a participação feminina na Jornada de Jardinagem. “Elas já são maioria em nossas iniciativas, como o Banco do Povo e microempreendedorismo. Isso mostra um equilíbrio de mercado de trabalho, o que amplia profissionais na área de jardinagem”.

Segundo o secretário, as mulheres que terminaram o curso podem se dedicar profissionalmente a atividade ou mesmo se lançarem no empreendedorismo.

“E podem contar com a Semtre, para as orientações necessárias, para que possam ser inseridas no mercado de trabalho”.

O prefeito Gabriel Ferrato afirma que a qualificação dos trabalhadores é um compromisso de seu governo e este curso de jardinagem mais um passo neste sentido. “A formação profissional é uma oportunidade de os trabalhadores se aprefeiçoarem e ser inseridos no mercado de trabalho. Tenho certeza de que essas pessoas que concluiram o curso saberão utilizar os conhecimentos no seu dia-a-dia”.

A 1ª Jornada de Jardinagem teve a duração de quatro sábados com aulas teóricas que aconteceram na ESALQ/USP, aula prática, onde os alunos revitalizaram um jardim localizado na Praça Sírio Libanesa e uma palestra ministrada SEBRAE sobre o MEI (Micro Empreendedor Individual).

Compartilhe no Whatsapp