da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Encontro entre as instituições inseridas na Oscip Pira 21 ocorreu na sala 51 do bloco de Pós-graduação da Universidade Metodista de Piracicaba
A Câmara de Vereadores de Piracicaba foi representada, hoje pela manhã (10), pela diretora-administrativa e financeira Kátia Garcia Mesquita e pelo historiador Fábio Bragança durante encontro promovido pela Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Pira 21, na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), com representantes da sociedade civil, Estado e Prefeitura.
Reunião ocorrida no início do mês entre a Câmara e a Oscip selou a participação do Legislativo na Agenda 21, de 2016 a 2025, que visa a programação de projetos, nas mais diversas áreas, para o desenvolvimento da cidade.
Kátia Mesquita apresentou os principais trabalhos elencados pelos vereadores e funcionários, principalmente os de conjuntura social. “Nós temos o “Conheça o Legislativo”, que permite a participação de alunos dos ensinos fundamental e médio às dependências da Câmara”, salientou. A diretora falou ainda da estrutura funcional da Casa que dá suporte aos 23 vereadores e apresentou infográficos apontando que a Câmara de Vereadores de Piracicaba é o órgão público “que mais informa a população no país”, segundo levantamento do Departamento de Comunicação Institucional da Casa.
Entre as ações desenvolvidas na Câmara, Fábio Bragança citou a criação de um espaço de exposições no hall do edifício anexo, além de ter reforçado o “Conheça o Legislativo”, e o “Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência”, realizado uma vez ao ano no Shopping Center Piracicaba somente com pessoas deficientes, desde a participação de crianças a adultos. “É uma atividade social fora do ambiente da Câmara e dá para ter a noção de quantas pessoas estiveram reunidas nesse evento”, disse o historiador ao mostrar as fotos projetadas no telão.
A professora do Programa do Programa de Doutorado em Administração, da universidade, Dagmar Silva Pinto Castro, considerou o encontro satisfatório por conta de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de movimentos sociais. “É um momento muito significativo que tem de ficar registrado”.
DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO- Kátia explicou aos convidados que a Câmara criará, ainda este ano, o Departamento de Documentação e Arquivo no quarto andar do prédio anexo Guerino Trevisan. “Esse novo departamento vem com a reforma que nós estamos fazendo, porém com uma visibilidade cultural para atender muito mais a parte educacional que a sociedade tem com as crianças e adolescentes das escolas”.
OSCIP PIRA 21- A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Pira 21 é responsável pela gestão da Agenda 21 de Piracicaba. Trata-se de uma organização suprapartidária, criada em novembro de 1999, que estabelece, desde então, parcerias com diversas empresas públicas e privadas, universidades, prefeitura, entre outras entidades, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida desta e das futuras gerações de forma participativa e democrática. No último dia 02, a Câmara de Vereadores de Piracicaba passou a integrar os projetos da Oscip.
Participaram, também, da revisão da Agenda 21 o professor da Universidade Federal de São João del-Rei (MG), e doutorando na Unimep, André Luis Bertassi; a gestora de Projetos do Pira 21, Sandra Novaes; o diretor do Fórum local, Wander Rossete Pereira Júnior; a professora do Programa de Doutorado em Administração, da Unimep, Nádia Kassouf Pizzinatto, além de representantes da Prefeitura e de movimentos sociais.