da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Por meio de indicação, parlamentar sugeriu a inclusão de kits na rotina da corporação
O Pelotão Rural da Guarda Civil Municipal irá prestar serviços de primeiros socorros em Piracicaba. Entre ontem e hoje, dez profissionais passaram por treinamento e receberam os materiais necessários para o trabalho. A inclusão do procedimento na rotina da corporação surgiu após sugestão do vereador Gilmar Rotta (PMDB), que acompanhou a entrega de três kits com o secretário Pedro Mello (Saúde) na tarde desta quinta-feira (5), no bairro Verde.
Cada kit contém um desfibrilador externo automático, 10 pacotes de gaze, cinco unidades de compressa cirúrgica descartável, quatro caixas com luvas de procedimentos (nos tamanhos P, M, G e GG), oito pacotes de ataduras (de 10, 12 e 15 centímetros), seis talas (P, M e G), quadro bandagens triangular, tesoura, esparadrapo, além de uma bolsa grande, especial para o transporte do material de primeiros socorros.
Gilmar Rotta é autor da indicação 4.805/2013, apresentada na Câmara em outubro do ano passado, que sugere o uso do kit de primeiros socorros no pelotão. O parlamentar explica que ideia é oferecer estrutura aos profissionais que atuam na Zona Rural, para que prestem atendimento aos pacientes antes da chegada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Para o vereador, a grande conquista é a inclusão do desfibrilador automático, equipamento que emite choque elétrico no coração (desfibrilação) e que pode salvar vidas em casos de paradas cardiorrespiratórias. “De forma indireta, o secretário Pedro Mello ampliou a equipe da Secretaria da Saúde. É um atendimento diferenciado. Cinco minutos podem fazer diferença num acidente”, declarou.
O parlamentar sugeriu a extensão do treinamento a todo o efetivo da Guarda no futuro. O secretário Pedro Mello disse, de imediato, que a intenção é criar o Pelotão da Saúde, com vários guardas capacitados para o atendimento preliminar.
A enfermeira do Núcleo de Educação e Urgência do Samu, Maria Carlina de Aguiar Trigueirinho, classificou o desempenho dos guardas civis como exemplar durante os dois dias de treinamento, iniciado ontem na sede da Guarda Civil. “O aproveitamento foi positivo e, com certeza, o retorno será para a saúde da população. Alguns procedimentos podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Em outros casos eles contribuem para que o estado de saúde do paciente não se agrave até a chegada do Samu.”
O comandante da Guarda Civil, Silas Romualdo, anunciou que a Zona Rural contará com 14 profissionais e quatro viaturas a partir de 1º de Agosto, aniversário de Piracicaba. Atualmente são 10 guardas em atuação e três automóveis disponíveis. “Além da segurança, a Guarda passa a ser um braço do Samu”, disse Silas.
Conforme o subinspetor Ronaldo Milani, responsável pelo Pelotão Rural, a área de abrangência inclui os bairros Anhumas, Ibitiruna, Ártemis, Tanquinho, Tupi, Jardim Bartira, Santana e Santa Olímpia, Santa Isabel, Campestre, Nova Suíça, Serrote, Paredão Vermelho, Pau Queimado, entre outros.