Nova Central de Fisioterapia será inaugurada amanhã

10/8/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Amanhã, 6ª feira (10), às 10 horas, será inaugurada oficialmente a nova sede da Central de Fisioterapia e do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), localizada na Avenida Piracicamirim, 3139. O investimento é de R$ 1,2 milhão.

O prédio tem 1500 m² de área construída e dois andares com total acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Conta com consultórios, 3 salas de avaliação, sala para terapia em grupo, 2 salas para cinesioterapia, atendimento familiar, departamento administrativo, sanitários e vestiários, além de elevador para facilitar o acesso ao pavimento superior.

A principal novidade é a construção de uma piscina coberta e aquecida para hidroterapia. Com este recurso, a Central poderá complementar e ampliar a qualidade do atendimento. “A hidroterapia é importante para o tratamento de disfunções de órgãos e sistemas do corpo humano, diminui o peso e o impacto nas articulações durante os exercícios, além de auxiliar na redução de edema, promovendo o relaxamento muscular e melhora da capacidade cardiorrespiratória do paciente”, explica a fisioterapeuta responsável pela Central, Júlia Negri.

De acordo com Júlia Negri, a Central atende, em média, 150 usuários do Sistema Único de Saúde por dia e realiza em média, 3 mi atendimentos por mês. São cinco fisioterapeutas e 15 estagiários da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) que atendem pacientes de reabilitação e portadores de necessidades especiais, viabilizando a reabilitação dos mesmos através da concessão de próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção, além do atendimento às patologias ortopédicas, traumatológicas, posturais, infecto-contagiosas, doenças do trabalho e vasculares.

A intenção, além de acomodar melhor a equipe de trabalho, é a contratação de mais fisioterapeutas e estagiários para ampliar a capacidade de atendimento para 5 mil pessoas/mês. A maior demanda refere-se às patologias ortopédicas/traumatológicas (lombalgia, tendinites, luxações, fratura...etc), reumatológicas (artrites, fibromialgia, entre outras) e também as posturais (escolioses, cifoses, etc). Hoje, a Central oferece também terapia em grupo e atividades como a ginástica chinesa “lian gong”.
 

Programa de Assistência Domiciliar
Ao projetar o novo prédio da Central, a Secretaria Municipal de Saúde, a exemplo de outros investimentos, planejou a incorporação do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), que realiza atividades complementares à rede de saúde.
O objetivo do PAD é atender pessoas que estão acamadas e impossibilitadas de acessar serviços como a fisioterapia. Com a sede própria, o número de atendimentos também deverá ser ampliado.
 

Para participar do programa, o paciente deve ser morador do município, apresentar dificuldade de locomoção para acesso aos serviços de saúde, ter responsável/cuidador no domicílio e encaminhamento médico para o programa. O PAD realiza 200 procedimentos médicos/mês e cerca de 2300 de enfermagem. Uma equipe multidisciplinar garante o acompanhamento, cuidando de pacientes que precisam de serviços de enfermagem, visitas médicas, fisioterapia motora/respiratória, orientação nutricional, suporte psicológico, imunização, entre outros.

Lucia Helena Campos Novello, Enfermeira Coordenadora do PAD, explica que  nesses 16 anos o setor atendeu 2.833 pacientes. Atualmente, 150 pessoas recebem atendimento, sendo a maioria idosos com idades entre 60 e 89 anos. Somente nos seis primeiros meses deste ano, foram realizados 26 mil procedimentos pela equipe.

 A Central será denominada “Dr. João José Correa”

A nova Central de Fisioterapia será denominada “Dr. João José Correa”, pela Lei N°7258, de 22 de dezembro de 2011. Talvez um dos últimos médicos de família, ele nasceu em Tietê e estabeleceu-se aqui onde iniciou carreira profissional de médico-cirurgião. Formado pela Faculdade Federal de Medicina da Praia Vermelha (Rio de Janeiro) em 1934, sempre pautou sua atuação como médico zeloso, incansável e amigo. Ficou conhecido em toda cidade como pessoa pragmática, de enorme bondade e honradez.
Assumiu a liderança do consultório e do ambulatório de Cirurgia da Maternidade da Santa Casa, e posteriormente, foi sócio fundador e Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia Casa, entre outros cargos como o de Diretor Clínico ao longo de 20 anos, culminando com a outorga do Título de Irmão Benemérito da Instituição. Seu currículo inclui, ainda, passagens pela Associação Paulista de Medicina, médico cooperado e fundador da Unimed/Piracicaba, entre outras. Pela firmeza de seu caráter, retidão de conduta, incansável devoção à carreira e, principalmente, pela trajetória de vida dedicada à comunidade piracicabana, seu nome fica aqui perpetuado.

Histórico da Fisioterapia e do PAD no município

O serviço de fisioterapia no município, começou em 1988, com a admissão da primeira fisioterapeuta para atender numa pequena sala dentro do Centro de Especialidades Médicas, atrás do mercado. Depois disso, foram vários endereços, espaços improvisados até chegar à Rua Floriano Carraro, onde atendeu nos últimos 12 anos e hoje, ganha este espaço próprio e totalmente adaptado para a atividade.
História parecida aconteceu com o PAD - Programa de Assistência Domiciliar que há 16 anos presta serviços em domicílio para pessoas acamadas e, ao longo desse período mudou de sede oito vezes.
Hoje, estas duas estruturas que oferecem importantes suportes à saúde da população, estão de casa nova.

Compartilhe no Whatsapp