da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Informações sobre concursos públicos realizados no município de Piracicaba, é o que solicita ao Executivo através de Requerimento aprovado na Reunião Ordinária de segunda-feira (06/08), o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT).
“A preocupação como a transparência nos processos que envolvem o erário sempre esteve em pauta e como prioridade neste mandato. Por esta razão, chamaram-nos a atenção e deixaram-nos preocupados as matérias veiculadas na imprensa nacional acerca das ações de improbidade cometidas por gestores municipais na realização de concursos públicos para suprir vagas em diversos municípios do país”, comentou o vereador.
No ponto de vista do parlamentar os concursos públicos devem ser ferramentas que garantam ao cidadão a certeza de que o destino dado aos impostos por ele pagos seja correto, o que, infelizmente, conforme constado pela imprensa nacional, não ocorre na totalidade dos municípios.
Em Piracicaba, desde 2005, o número de servidores municipais cresceu passando de 5 mil para aproximadamente 9 mil contratados. Trabalhadores que foram inseridos no quadro funcional através de concursos, mas também pela admissão de trabalhadores comissionados, o que depende exclusivamente de indicação política do prefeito.
No documento o vereador questiona quais os concursos realizados em Piracicaba desde 2005, as empresas responsáveis e os critérios usados pela Administração para a contratação de empresas idôneas.
Paiva também questiona quantos funcionários foram admitidos, quais as referências salariais e em que regimes trabalhista foram contratados, o índice de desistência dos concursos e do desinteresse do servidor em assumir a vaga para o qual foi aprovado em concurso.