A história
A ideia para construção de uma casa digna para o alvinegro surgiu em 1953, com o então prefeito Dr. Samuel de Castro Neves. O projeto visava a construção de um estádio e um ginásio no quadrilátero formado pelas ruas Morais Barros, Silva Jardim, 13 de Maio e Av. Independência, totalizando área de 48.767,52m². Em 1960, na administração de Francisco Salgot Castillon, foi autorizado o início das obras, que seguiram por quase cinco anos. Em 4 de setembro de 1965, o Estádio Municipal, inacabado, foi inaugurado pelo prefeito Luciano Guidotti durante partida entre o XV e Palmeiras, que terminou em 0 a 0, com público de 15.674. O estádio recebeu o nome do Barão da Serra Negra, uma vez que no local havia uma praça com o mesmo nome.
Passados 40 anos, o estádio nunca havia passado por uma reforma geral. Em 2005, o prefeito Barjas Negri e o secretário de Esportes, Pedro Mello, assumiram com a diretoria do XV e com seus torcedores o compromisso de investir anualmente R$ 200 mil em obras para diferentes tipos de intervenções no espaço. No ano seguinte foi feita a troca total do gramado, reivindicação de anos. Em 2007 teve início a reforma das arquibancadas e sistema de segurança com instalação da rede de combate a incêndios. Nos anos seguintes as obras passaram pela pintura da fachada, reconstrução de muro de arrimo, recuperação da estrutura da arquibancada, reforma do alojamento, reboque e pintura de muros internos e externos.
Após 16 anos longe da elite paulista, o XV de Piracicaba conquistou o acesso para disputar a Série A1 deste ano. Assim, começou uma corrida nos bastidores para que o Estádio Barão da Serra Negra atendesse todas a exigências da Federação Paulista de Futebol (FPF), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.
Com a verba municipal disponibilizada, os engenheiros da Secretaria de Obras (Semob), sob a batuta do secretário Arthur Ribeiro, definiram o projeto de revitalização. As obras, que foram divididas em três etapas, tiveram início em agosto. Na primeira etapa foram instalados guarda-corpos (também conhecidos como parapeito). As portas de madeira foram substituídas por portas de aço, assim como trocados portões 1, 2, 3 e 7, vasos sanitários e instaladas torneiras anti-vandalismo. As obras também corrigiram os degraus de algumas escadas. Os sanitários masculinos sofreram intervenções, e os femininos foram ampliados. A segunda etapa ficou concentrada na instalação de 2.470 cadeiras de plástico na arquibancada coberta/cativa. A área passou por tratamento com hidrojateamento e impermeabilização, para proteção e conservação do concreto. Na terceira e última fase de obras, a reforma das cabines de rádio/TV possibilitou a ampliação de oito para 12. A pintura interna também foi realizada, assim como a reforma do vestiário da equipe visitante e impermeabilização do túnel de acesso ao gramado. Os refletores passaram por manutenção. As arquibancadas lavadas, com hidrojateamento e pintadas, inclusive com o escudo do XV e o desenho do mascote Nhô Quim. Os bancos de reserva, para arbitragem e policiamento foram construídos, receberam poltronas modernas e confortáveis, além de cobertura de policarbonato. Também foram instaladas sete câmeras de monitoramento, uma delas de HD com zoom que chega até a 3 quilômetros, filma durante a noite e em 360º. Embaixo do placar foi criada uma sala de monitoramento, onde ficaram um guarda civil e um policial militar durante os jogos. Foi dada continuidade da restauração da fachada seguindo pelas ruas Moraes Barros e 13 de Maio, colocação de 20 novos bebedouros antivandalismo espalhados por toda área de circulação das torcidas, revisão das redes de energia elétrica e hidráulica, melhoria do acesso dos torcedores, principalmente para os portadores de necessidades especiais. Os sanitários foram recuperados e criados mais dois masculinos, um feminino e mais dois para a torcida visitante. Os vestiários receberam tratamento de infiltrações, pequenos reparos e pintura. Por fim, onde havia uma sala de telefonia foi criada uma copa. A cozinha também foi transformada em tribuna para os visitantes e instalado ar condicionado.