da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A população de Piracicaba recebeu um ótimo presente no dia do aniversário da cidade, 1º de agosto. Foi inaugurada oficialmentea nova ponte estaiada do Mirante, denominada “Caio Tabajara Esteves de Lima”. A solenidade foi uma das mais concorridas dos últimos anos, reunindo mais 2 mil pessoas. O monsenhor Jorge Simão Miguel e o pastor Jesse abençoaram o espaço.
O ato reuniu o prefeito Barjas Negri, o deputado estadual, Roberto Moraes, secretários municipais, líderes comunitários daquela região e representantes de diversos setores da sociedade, que ressaltaram a importância do empreendimento para a melhoria viária e desenvolvimento econômico do município, pelo fato de a ponte ser caminho estratégico para o deslocamento à diversas regiões da cidade, como Santa Terezinha e Vila Rezende.
O prefeito Barjas Negri a bordo de um Camaro 1967, foi o primeiro a atravessar a ponte, seguido de outros carros antigos, trazendo secretários e convidados. E uma queima de fogos encerrou o ato festivo.
Representando a família do homenageado, Ione Corria de Lima, muito emocionada, disse que durante tantos anos, o Caio fez da Prefeitura sua segunda casa, se dedicando intensamente ao planejamento da cidade. “Ao ter seu nome denominado nesta nova ponte, ele teve reconhecido todo seu trabalho em prol do desenvolvimento da cidade”.
O secretário de Obras, Arthur Ribeiro, disse que após muito trabalho, “finalmente chegou o grande dia que ficará marcado para a história. A cidade ficou 40 anos sem uma obra dessa magnitude e isso mostra a preocupação da atual administração em fazer de Piracicaba um modelo de mobilidade viária”.
O deputado Roberto Moraes reafirmou o compromisso da atual administração com a qualidade de vida da comunidade e também com o aspecto de segurança e melhoria viária, representado pelas construções de pontes, rotatórias e passarelas. Explicou que uma obra física como a ponte contribui para o desenvolvimento da cidade. Chamando o prefeito de estrategista, destacou que é através da mobilidade proporcionada pela ponte que melhorará o fluxo de veículos, muito intenso naquela região, onde circulam cerca de 50 mil veículos por dia.
Barjas Negri reiterou que sua administração não projeta qualquer empreendimento para menos de 10 anos e “esta ponte seguramente terá uma utilidade muito grande para os próximos 20 anos”. Lembrou que o número de carros cresceu 55% na cidade e o de motos, 120%. “Estes investimentos na malha viária visam melhorar a fluidez do trânsito, principalmente em ligamentos importantes para o deslocamento para diversos pontos do município. É isso que essa administração tem feito para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município”.
Segundo o prefeito, a construção da nova ponte é fruto de um trabalho coletivo, com envolvimento de diversas secretarias e também o apoio decisivo dos vereadores que se manifestaram favorável a iniciativa, por entenderem a sua importância para o município. “A ponte antiga chegou ao seu limite e esta nova além de ter um valor social importante, também facilitará o fluxo viário, tornando o trânsito mais seguro.
A estrutura da ponte inaugurada tem 241 metros de extensão e 10,5 metros de largura
amanhã em cerimônia oficial a partir das 19h30, com a presença do prefeito Barjas Negri, secretários, demais autoridades e moradores da região.
A estrutura da ponte inaugurada tem 241 metros de extensão e 10,5 metros de largura mais uma faixa de 2 metros para passeio, será aberta amanhã em cerimônia oficial a partir das 19h30, com a presença do prefeito Barjas Negri, secretários, demais autoridades e moradores da região.
A nova ponte foi construída com tecnologia avançada e de forma estaiada, com cabos vindos da Inglaterra, inéditos no país. É uma obra que reflete o crescimento da cidade. Para a sustentação foram necessários 18 toneladas de cabos. O custo total da obra está orçado em R$ 12,5 milhões, incluindo as obras da ponte, novo mirante e melhoria viária. A estrutura conta com 241 metros de extensão e 10,5 metros de largura mais uma faixa de 2 metros para passeio.
Representantes da sociedade reconhecem a importância da obra
Waldomiro Scarpari, representando os comerciantes da Vila Rezende: “A entrega dessa nova ponte às margens do Rio Piracicaba com certeza contribuirá para o desenvolvimento de Piracicaba. Acompanhei a sua construção desde o início e vê-la pronta é uma alegria imensa. É a marca do empreendedorismo do prefeito Barjas Negri, que vem implementando ações importantes para a melhoria viária do município”.
Tarcísio Mascarin, presidente do Simespi: “O prefeito é um político compromissado com a melhoria da qualidade de vida da população e esta novponte é um marco para a história”.
Monsenhor Jorge Simão: “É uma obra importante, pois significa economia de tempo e rapidez no fluxo de veículos nesta da região, impulsionando ainda mais o desenvolvimento econômico local”.
Jorge Aversa- Empresário e ex-presidente da Acipi: “Essa ponte acaba se tornando mais um marco, tanto para a cidade como para a administração, porque melhorará o fluxo de veículos para esta região, além de embelezar a cidade, pois a ponte é uma bela obra de arte e arquitetônica”.
José Coral- Presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, mantenedora do Hospital da Cana: “É uma obra maravilhosa e melhorará consideravelmente o fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico (manhã e à tarde). Passo todos os dias por aqui e com esta intervenção haverá uma mobilidade maior no trânsito. Barjas Negri tem visão e otimiza os recursos, fazendo com que as obras saiam do papel”.
Milton Costa- Sindicalista: “A construção da nova ponte vem se somar ao desenvolvimento da cidade e o trabalho excelente do prefeito Barjas Negri. Para a Vila Rezende a obra veio no momento perfeito, pois o fluxo de veículos estava complicado, melhorando o acesso, além de embelezar a cidade e atrair turistas”.
Fânio Gomes- Presidente o Conespi (Conselho das Entidades Civis de Piracicaba): “Vila Rezende está sendo tratada de acordo com sua importância econômica para o município. O prefeito implementa ações que resultam em melhoria da autoestima da população”.