Ponte do Mirante será liberada para o trânsito no aniversário da cidade

1/8/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

No aniversário de 245 anos da cidade, o presente será a liberação da segunda ponte do Mirante. A estrutura com 241 metros de extensão e 10,5 metros de largura mais uma faixa de 2 metros para passeio, será aberta amanhã em cerimônia oficial a partir das 19h30, com a presença do prefeito Barjas Negri, secretários, demais autoridades e moradores da região.
 
A nova ponte foi construída com tecnologia avançada e de forma estaiada, com cabos vindos da Inglaterra, inéditos no país. É uma obra que reflete o crescimento da cidade. Para a sustentação foram necessários 18 toneladas de cabos. O custo total da obra está orçado em R$ 12,5 milhões, incluindo as obras da ponte, novo mirante e melhoria viária.
 
A estrutura que receberá o nome do arquiteto, urbanista e ex-diretor de Desenvolvimento Urbanístico do Município de Piracicaba “Caio Tabajara Esteves de Lima”, marca também o compromisso da Administração com a melhoria viária da cidade que apresenta um trânsito crescente. “Piracicaba vai ganhar uma importante melhoria que oferecerá fluidez de veículos e mais segurança para quem trafega entre a região da Vila Rezende, Centro e Santa Teresinha”, disse o prefeito Barjas Negri.
 
A antiga ponte Irmãos Rebouças também passará por melhorias para acomodar o tráfego sentido região central. “Ela também será recuperada com recape e sinalização, mas para iniciar esta etapa é necessário que a outra esteja aberta”, informou o secretário de Obras, Arthur Ribeiro.
 
A nova ponte vai compor um novo sistema binário na região. As duas pontes terão três faixas de rolamento, sendo possível assim, aumentar a calçada para a passagem de pedestres e ciclistas. A nova receberá os veículos sentido Centro-Vila e a antiga no sentido contrário. “É um ganho importante para a cidade e vai desafogar o trânsito intenso na região, principalmente nos horários de pico”, disse Paulo Prates, secretário de Trânsito e Transportes. Estudos da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) indicam que o fluxo diário é de 50 mil veículos.
 
O que muda no trânsito
Além da ponte, houve remodelação viária no entorno. Foi aberto o canteiro central da avenida Armando de Salles Oliveira, na direção da rua Vergueiro, possibilitando o acesso direto de quem vem da rua Luiz de Queiroz. O trecho da rua do Vergueiro, entre a avenida Armando de Salles Oliveira e rua Campos Salles,  teve alteração de mão de direção, para facilitar o retorno sentido Vila Rezende. Esta nova opção de saída deverá melhorar a fluidez da rua Tiradentes, onde se concentra boa parte do movimento de saída do Centro. Quem passar pela ponte Irmãos Rebouças vai seguir pela avenida Armando Salles. Para acessar a rua Campos Salles será necessário o retorno via Praça do Protesto. Outra alteração será o acesso direto da avenida Renato Wagner para a nova ponte. No outro sentido, a avenida também recebeu uma alça de acesso.
 
Com a liberação de veículos, as obras do mirante, no vão central da ponte, continuarão. A estrutura terá 24 metros de altura. Para chegar a este observatório, os usuários terão um elevador e, por exigência de normas de segurança, uma escada de emergência.
 
Quem foi Caio Tabajara Esteves de Lima
Caio Tabajara Esteves de Lima é arquiteto e urbanista, natural de Monte Alto (SP), formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Brasília (UnB) em 1969. Cursou pós-graduação em Arquitetura pela Escola de Engenharia de São Carlos, e especialização em Desenho e Gestão do território Municipal pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Lecionou na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP). Também foi responsável pelo projeto de criação do curso de Arquitetura e Urbanismo na Unimep. Foi arquiteto da Prefeitura de Cubatão e de Piracicaba, atuando em seu último cargo no Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) como diretor de Desenvolvimento Urbanístico. Faleceu aos 67 anos em Piracicaba.
 
Um pouco da história da Ponte do Mirante Irmãos Rebouças
A ponte Irmãos Rebouças inicialmente conhecida como ponte do Mirante, principal ligação do Centro à região Norte/Vila Rezende, foi denominada pela lei municipal nº 3.399, de 27 de fevereiro de 1992, em homenagem aos engenheiros civis negros Antônio e André, mas sua história começa bem antes. Foi inaugurada em 15 de maio 1875 com objetivo de integrar Piracicaba no prolongamento de Campinas a Limeira, na pretendida expansão da malha ferroviária para o interior do Estado.  Com 183 metros de extensão, 273 toneladas, 13 pilares com placas de chumbo fincadas na formação basáltica do salto do Piracicaba. O conjunto foi projetado para suportar até 8 locomotivas alemãs. A estrutura interna tem armação com chapa naval da Staffordshire, Inglaterra, e revestimento em concreto armado, novidade tecnológica no Brasil na época. Os homenageados, Antônio Pereira Rebouças Filho (1839-1874) foi  autor do projeto e tendo falecido aos 35 anos de idade, vitimado por tifo contraído na sondagem da fundação, teve seu trabalho continuado pelo irmão André (1838-1898), introdutor do cimento no Brasil. Os irmãos dominavam as técnicas das fundações com ar comprimido. A ponte custou aos cofres públicos do então governo provincial 86.000$000 (réis) recursos consignados por intervenção do Barão de Rezende, Dr. Estevam Ribeiro de Souza Rezende (1840-1909) deputado à Assembleia Provincial. Antônio Corrêa Pacheco presidia a câmara de vereadores ao mesmo tempo em que era o prefeito de Piracicaba.  (Com informações do livro MAIS QUE VENCEDORES REBOUÇAS & CONVIDADOS, 1997, Editora Shekinah, NOEDI MONTEIRO, professor e historiador).

 

 

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