Semtre apóia programa que promove capacitação de jovens

1/8/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Na tarde de segunda-feira (30), a secretária municipal de Trabalho e Renda, Ângela Correa, o presidente da Caterpillar, Luiz Carlos Calil, o Diretor da Fumep, Antônio Carlos Copatto e a diretora de comunicação do Instituto Aliança, Adenil Vieira, anunciaram iniciativa para promoção de capacitação de jovens piracicabanos.

O programa promoverá, durante três anos, a complementação da qualificação profissional de 540 jovens entre 18 e 24 anos, egressos ou cursando o terceiro ano do ensino médio técnico. Trata-se de uma estratégia inovadora de intervenção já provada nos últimos oito anos pelo programa em vários países.

Os jovens receberão 300 horas de formação gratuita pelo Instituto Aliança, sendo 180 horas de Desenvolvimento Pessoal e Social, 60 horas de formação em Novas Tecnologiasda Informação e Comunicação e 60 horas de Contexto das Relações de Trabalho.

Requisito para ingressar no curso é ter qualificação profissional mínima de 200 horas de formação profissional nas áreas de metal mecânica e eletrônica, em escolas técnicas públicas locais. A primeira turma, de 180 alunos, iniciará o curso na segunda quinzena de agosto. Além da capacitação, os jovens terão acompanhamento para ingressar no primeiro emprego e avaliação de seu desempenho durante um ano.

Segundo Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil, a instalação desse projeto em Piracicaba está em linha com os objetivos institucionais da empresa de promover a educação como ação transformadora do desenvolvimento das comunidades onde suas fábricas estão instaladas. Além disso, “os estudantes de ensino técnico terão uma capacitação adicional que os colocará em situação de vantagem para a conquista da primeira oportunidade de trabalho”.

O diretor executivo da Fumep, Antônio Carlos Copatto, destaca que esta aliança será muito benéfica a todo o setor metal mecânico, que está em expansão no Estado de São Paulo. Ele revela que a Fundação cederá as instalações físicas e indicará alunos propensos a receber o curso.

“Este programa foi discutido pela Caterpillar e Instituto Aliança junto à Semtre, que por sua relevância intermediou a parceria inicial com a Fumep. “Trata-se de iniciativa que muito contribuirá para complementar a formação dos jovens piracicabanos para sua inclusão social via seu primeiro acesso ao mercado de trabalho”, destaca a secretária Angela Corrêa.

Compartilhe no Whatsapp