A grande novidade é a tecnologia, de origem francesa, implantada na passarela com materiais nacionais. Para o sistema de ancoragem, é utilizado um conjunto de ancoragem ativa de estai. Este conjunto permite a regulagem milimétrica, feita por meio de macaco hidráulico e cálculos específicos, de acordo com a necessidade. É possível tensionar os estais, aumentando ou diminuindo a carga de acordo com o peso sobre a passarela ou ação do vento. A variação de temperatura também pode exigir ajustes nos estais. “Cada estai suporta até 130 toneladas. Está previsto no projeto uma carga de 33 toneladas, assim temos uma grande margem, o que proporciona maior segurança para todos”, explicou o engenheiro Joaquim Freitas, da empresa Prepron, responsável pelo sistema de protensão.
“Outro benefício desta tecnologia é a fácil manutenção e, por consequência, baixos custos posteriores a construção. A inspeção e manutenção será feita por dentro dos mastros, que serão ocos. Além disso, a opção por utilizar materiais nacionais, além de valorizar o mercado interno, reduz o tempo da obra, uma vez que os importados chegam no porto de Santos e demoram para obter a liberação”, detalhou o engenheiro Rafael Ciriaco de Camargo, diretor-presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba). “Este método empregado é inovador e sofisticado. No Brasil não existem obras deste tamanho com essa tecnologia”, concluiu.
A conclusão da construção da passarela está prevista para o final do segundo semestre. Além da estrutura, serão feitas obras complementares nos arredores, tais como iluminação, paisagismo e acessos.
A nova passarela, além de oferecer mais uma ligação entre o complexo da Rua do Porto, com suas características gastronômico-turísticas, e o complexo do Engenho Central, com suas características culturais, tal como a Pênsil, figurará como mais um ponto de contemplação do Piracicaba. O investimento para este benefício ao turismo da cidade é de R$ 3 milhões.
Pontes que viraram atração turístico pelo mundo
Ponte de Orinoquia – Venezuela
"La Pont Du Gard" – Gardon, França
Puente de la Mujer (Ponte das Mulheres) – Argentina
Ponte Otavio Frias de Oliveira – São Paulo
Ponte Hercilio Luz – Florianopolis
Ponte Juscelino Kubitschek – Brasília