Construção da passarela sobre o Rio Piracicaba usa tecnologia inédita no Brasil

30/7/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

A construção da segunda passarela sobre o Rio Piracicaba impressiona. E, por trás das ferragens, guindastes e operários, a certeza que fica é que além de uma nova e mais segura ligação entre a avenida Beira Rio e o Engenho Central, Piracicaba ganhará uma obra de arte, um novo cartão postal. Ao final, a passarela terá 152m, com largura para pedestres de 4,2m, com perfil em curva leve e suave, e mastro de 35m de altura em cada margem, com inclinação de 30º. Sua forma aparente terá 3.740m², sem pilares intermediários. Nas cabeceiras serão construídas rampas para garantir a acessibilidade. Quando se chegar a esse resultado terão sido utilizados 833m³ de concreto, 104 toneladas de aço CA-50 A e mais 9.600 kg de aço 190RB (cordoalhas).
 
As obras já passaram pela fase de fundação, que utilizou tubulão a ar comprimido, cravado em rocha, para os apoios molhados e estaca raiz nos apoios das cabeceiras. A atual etapa foi subdividida em oito fases. Estas foram separadas em mais oito itens: A) montagem da treliça sobre aduela para execução da aduela seguinte; B) montagem das formas para execução da aduela; C) colocação das armaduras ativas e passivas na aduela; D) concretagem da aduela; E) protensão dos cabos superiores de avanço da aduela; F) colocação das formas, armaduras e concretagem de mastro; G) deslocamento das treliças para o posicionamento de execução da aduela; H) posicionamento dos estais; I) tencionamento dos estais.
 
Atualmente os trabalhos entraram na quarta fase desta etapa. A medida em que a laje cresce 6m para o centro da passarela, os mastros sobem 4m. Este processo ocorre simultaneamente nas duas margens do rio. Ao final da atual fase serão colocados os primeiros estais em cada extremidade, para a passarela se autossutentar. Ao todo serão 16 estais em cada lado, totalizando 32. Para o encontro no centro do rio, cálculos minuciosos são feitos para que não haja diferença e as lajes encaixem perfeitamente. “O lançamento do concreto se torna algo minucioso. Em volumes elevados, o controle aumenta, pois há uma reação química em que as temperaturas são elevadas e se a cura não for bem executada a estrutura perderá água, diminuindo de tamanho (retração), causando fissuras. Por isso o lançamento tem de ser combinado inclusive com condições climáticas favoráveis”, afirmou Arthur Ribeiro, secretário de Obras.
A grande novidade é a tecnologia, de origem francesa, implantada na passarela com materiais nacionais. Para o sistema de ancoragem, é utilizado um conjunto de ancoragem ativa de estai. Este conjunto permite a regulagem milimétrica, feita por meio de macaco hidráulico e cálculos específicos, de acordo com a necessidade. É possível tensionar os estais, aumentando ou diminuindo a carga de acordo com o peso sobre a passarela ou ação do vento. A variação de temperatura também pode exigir ajustes nos estais. “Cada estai suporta até 130 toneladas. Está previsto no projeto uma carga de 33 toneladas, assim temos uma grande margem, o que proporciona maior segurança para todos”, explicou o engenheiro Joaquim Freitas, da empresa Prepron, responsável pelo sistema de protensão.
 
“Outro benefício desta tecnologia é a fácil manutenção e, por consequência, baixos custos posteriores a construção. A inspeção e manutenção será feita por dentro dos mastros, que serão ocos. Além disso, a opção por utilizar materiais nacionais, além de valorizar o mercado interno, reduz o tempo da obra, uma vez que os importados chegam no porto de Santos e demoram para obter a liberação”, detalhou o engenheiro Rafael Ciriaco de Camargo, diretor-presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba). “Este método empregado é inovador e sofisticado. No Brasil não existem obras deste tamanho com essa tecnologia”, concluiu.
 
A conclusão da construção da passarela está prevista para o final do segundo semestre. Além da estrutura, serão feitas obras complementares nos arredores, tais como  iluminação, paisagismo e acessos.
 
A nova passarela, além de oferecer mais uma ligação entre o complexo da Rua do Porto, com suas características gastronômico-turísticas, e o complexo do Engenho Central, com suas características culturais, tal como a Pênsil, figurará como mais um ponto de contemplação do Piracicaba. O investimento para este benefício ao turismo da cidade é de R$ 3 milhões.
Pontes que viraram atração turístico pelo mundo
Ponte de Orinoquia – Venezuela
"La Pont Du Gard" – Gardon, França
Puente de la Mujer (Ponte das Mulheres) – Argentina
Ponte Otavio Frias de Oliveira – São Paulo
Ponte Hercilio Luz – Florianopolis
Ponte Juscelino Kubitschek – Brasília

 

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