Abertura do II Workshop Municipal de Formação Profissional será no próximo dia 24

13/4/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Piracicaba

A Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (SEMTRE), prosseguindo com suas ações voltadas ao Programa de Qualificação Profissional e Inserção de Jovens na sociedade via trabalho, promoverá nos dias 24, 25, 26, 27 e 28 deste mês de abril, no Engenho Central, o II Workshop Municipal de Formação Profissional de Piracicaba. 

O evento conta também com parceria da Diretoria Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Cultura e 16 Escolas Técnicas de Piracicaba.

No dia 24, às 19 horas, acontecerá a abertura oficial, no Teatro Erotides de Campos, com a palestra sobre “Educação e Emprego” ministrada pelo Professor Dr. Naércio Menezes Filho (FEA/USP) e articulista do jornal Valor Econômico. Durante o evento a Banda da Guarda Mirim de Piracicaba e a Orquestra Sinfônica Jovem de Piracicaba se apresentarão.

O Workshop tem por objetivo geral apresentar profissões/cursos das Escolas Técnicas da cidade de Piracicaba, assim como atuação no mercado de trabalho dos profissionais formados pelas mesmas, de forma a informar, sensibilizar e instigar o interesse de estudantes de Ensino Médio em Cursos Técnicos profissionalizantes, assim como de familiares e comunidade em geral.

O público alvo prioritário do evento é constituído por estudantes do 1° ano do ensino médio da rede estadual (noite), 2° ano do ensino médio da rede estadual (manhã e noite) e EJA, que é de cerca de 5.500 jovens em 2012, apenas em Piracicaba. Entretanto, o evento será aberto a pais e familiares dos estudantes e público em geral.

A secretária Angela Corrêa comenta que esta realização busca, antes de tudo, proporcionar aos jovens o contato com a realidade da formação profissional, complementando sua formação acadêmica. “Eles poderão descobrir a aplicação da teoria no mundo real do trabalho, dos conhecimentos científicos adquiridos no ensino formal, integrando-se na sociedade de forma plena e cidadã, via inserção no mercado de trabalho, onde a formação profissional representa um grande investimento”.

Segundo a secretária, o Workshop é também uma forma de promover maior interação e integração entre empresas, trabalhadores, escolas técnicas e ensino formal, fazendo uma espécie de "casamento" entre teoria e prática, gerando cursos que ofereçam os profissionais demandados pelo mercado. “Além, é claro, de sensibilizar jovens, familiares e a sociedade com relação aos impactos positivos da Educação Profissional Plena (saber, saber fazer e saber ser) para o desejável crescimento econômico”.

Para ingressar no mercado de trabalho, observou a Angela, é necessário qualificação em todas as áreas, fato que exige do trabalhador buscar habilitação no ensino profissionalizante de nível médio, bem como em cursos de qualificação e aperfeiçoamento em sua área. “A formação técnica de jovens e adultos e o investimento na qualificação em diferentes áreas, facilitam o acesso ou a recolocação no mercado de trabalho”.

A programação do Workshop foi elaborada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Renda de Piracicaba e Diretoria Regional de Ensino, em conjunto com as escolas de ensino técnico de nível médio, como: Colégio Cidade de Piracicaba - Anglo, Centro de Educação Profissional de Piracicaba – CEPP/FUMEP, Colégio Técnico Industrial de Piracicaba – COTIP, ETB Enfermap, Escola de Saúde de Piracicaba – ESAUP, ETEC Cel. Fernando Febeliano da Costa, ETEC – Dep. Ary de Camargo Pedroso, Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” - EMPEM, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFSP, Microcamp, Colégio Técnico PoliBrasil, SENAC, SENAI
“Mário Dedini”, SENAI “Mário Henrique Simonsen”, SESI “Mário Mantoni”, SEST/SENAT. Para programação completa do evento, confira o site:www.workshopformacao.com.br.

O evento tem como patrocinadores máster a Caterpillar Brasil, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, M

Compartilhe no Whatsapp