Recolhimento de veículos abandonados começa nesta quinta (26)

26/7/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

A Prefeitura começa nesta quinta-feira (26) uma operação para recolher os veículos abandonados nas ruas e avenidas de Piracicaba. O trabalho começará pela região central da cidade. De acordo com a programação, o primeiro carro a ser recolhido será um ford verona, que está na Av. Armando de Salles Oliveira, próximo ao número 655. A força-tarefa, que começará o recolhimento ás 10 horas, é formada pelas secretarias de Governo e Trânsito e Transportes (Semuttran), Guarda Civil, Polícia Militar e Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).
 
Foram identificados 15 veículos em condições de serem recolhidos. A identificação de um automóvel abandonado começa com denúncias feitas por moradores junto ao SIP-156, Semuttran, Secretaria de Governo ou Polícia Militar. Depois disso, uma equipe do Trânsito  vai ao local para averiguar a situação. Constatado o abandono, é instaurado processo onde o veículo é fotografado e há tentativa de identificar o proprietário para notificação. Isso porque, por vezes, o documento localizado está em nome do antigo proprietário, que não fez a transferência no momento da venda.
 
Após o recolhimento, o veículo é encaminhado ao pátio do Ciretran, onde a Polícia Militar faz o CR (Certificado de Recolha). O proprietário pode reaver o automóvel após regularização de documentos, pagamento das taxas de guincho e diárias no pátio. Há casos, como de um Volkswagen gol geração IV, preto, que tem 35 multas. Já um Ford caravan está sem licenciamento desde 1989.

A ação, inédita, visa ver cumprido o decreto municipal 14.540/12, que proíbe o abandono. De acordo com ele, não é permitida a permanência de veículos nas vias públicas sem possibilidades de utilização, nas seguintes condições: falta de um, alguns ou todos os vidros (frontal, traseiro ou lateral); ausência de pneus ou rodas; com um ou mais pneus furados, sem qualquer sinalização de alerta de providência ao conserto; sem um ou mais faróis e demais luzes de sinalização de trânsito; com a lataria e pintura enferrujada e faltante; sem motor e sem emplacamento, ressalvadas as limitações permitidas pela lei para os veículos em fase de emplacamento.

 

Compartilhe no Whatsapp