Lauro Fazanaro receberá o Título de Piracabanus Praeclarus

9/5/2014 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Propositura do vereador Gilmar Rotta (PMDB) foi aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (8)

Foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (8) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 18/2014, de autoria do vereador Gilmar Rotta (PMDB), que concede o Título de Piracicabanus Praeclarus a Lauro Fazanaro. “Ele é verdadeiramente um grande ser humano, que contribui sobremaneira com a construção de uma sociedade mais justa e solidária, é merecedor desta honraria”, justificou o legislador no texto do PDL.

Filho de Antônio Fazanaro e Edwirges Nozella Fazanaro, Lauro nasceu em Piracicaba no dia 24 de outubro de 1942, mais precisamente no Bairro de Tanquinho. Aos 10 anos, já ajudava o pai nos negócios da família – que atua no setor sucroenergético desde a década de 1930. Em seguida, mudou-se da zona rural à cidade para terminar o Ensino Médio. Sempre ótimo aluno, muito esforçado e extremamente dedicado, concluiu o colegial no Dom Bosco e, na década de 1960, entrou em primeiro lugar no curso de Engenharia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Durante os estudos ajudou o pai a desenvolver o projeto para construção de uma bomba de lubrificação,  a frente da época e que até hoje é idêntico. Este equipamento não só é instalado em usinas de açúcar e álcool de todo o Pais, como na década de 1970 esteve no Bondinho do Pão de Açúcar, cartão postal do Rio de Janeiro e do Brasil. 

Em 1967, Lauro concluiu a faculdade e, já no ano seguinte, fundou a Fazanaro Indústria e Comércio, na rua Bom Jesus, em Piracicaba, junto com o pai e o irmão. Atualmente, a empresa é considerada uma das mais importantes e tradicionais do setor sucroalcooleiro. 

Na década de 80 foi a Minas Gerais onde fundou uma destilaria, na época uma das primeiras na região de João Pinheiro, a qual continua em plena atividade e administrada pela família. Em 1987, foi homenageado pelo comandante da Polícia Militar do estado vizinho e, no ano seguinte, recebeu reconhecimento da Prefeitura Municipal de João Pinheiro com o Título de Cidadão Honorário, entregue em novembro de 1988. 

A Fazanaro foi homenageada com importantes prêmios do Grupo Máster Cana, entre outros. Foi por décadas líder absoluta no mercado nacional e chegou a contar com mais de 800 colaboradores e exportar à América do Sul, América Central e outras partes do mundo, como Paquistão e África. Em 2003, aposentado, Lauro encerrou as atividades da empresa em Piracicaba, mas manteve a unidade de Rio das Pedras. 

Neste ano, a empresa Fazanaro Industria e Comércio comemora 46 anos de muito trabalho, conquista e respeito no concorrido mercado sucroalcooleiro. Lauro tem dois filhos, Douglas e Vanessa, e é reconhecido como pai muito preocupado, além de patrão exigente e de caráter exemplar.

Compartilhe no Whatsapp