Ponte do Mirante será liberada para o trânsito em Agosto
18/7/2012 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Em uma visita técnica realizada hoje (17) pela manhã, o prefeito Barjas Negri, acompanhado pelos secretários de Obras, Arthur Ribeiro e Trânsito e Transportes, Paulo Prates visitou a nova Ponte do Mirante. No momento são executadas obras de encaixe nas vias.
As chuvas fora de época atrasaram o ritmo, mas de acordo com o prefeito a ideia é liberar o trânsito no mês de aniversário da cidade. “Piracicaba vai ganhar uma importante melhoria que oferecerá fluidez de veículos e mais segurança para quem trafega entre a região da Vila Rezende, Centro e Santa Teresinha”, disse.
Ribeiro afirmou que a estrutura já foi concluída, pavimentada e a iluminação instalada. Nos próximos dias será feita também a iluminação estética da ponte, com luzes nos estaios. “Estamos fazendo os encaixes nas extremidades. A ponte antiga também será recuperada com recape e sinalização, mas para iniciar esta etapa é necessário que a outra esteja aberta”, complementou.
A estrutura com 241 metros com largura de 10,5 metros vai criar um novo sistema binário na região. De acordo com Prates, a ponte já existente terá três faixas de rolamento, sendo possível assim aumentar a calçada para a passagem de pedestres e ciclistas. A nova ponte receberá os veículos sentido Centro-Vila e a antiga no sentido contrário. “É um ganho importante para a cidade e vai desafogar o trânsito intenso na região, principalmente nos horários de pico”. Estudos da Semuttran indicam que o fluxo diário é de 15 mil veículos.
Com este acesso, haverá a abertura do canteiro central da avenida Armando de Salles Oliveira, na direção da Rua Vergueiro, possibilitando o acesso direto de quem vem da Rua Luiz de Queiroz, para Vila Rezende. Esta nova opção de saída deverá melhorar a fluidez da rua Tiradentes, onde se concentra boa parte do trânsito de saída do centro da cidade.
Com a liberação, as obras do mirante continuarão. A estrutura terá 28 metros de altura. Para acessar este observatório, os usuários terão um elevador e, por exigência de normas de segurança, terá também uma escada de emergência.
A nova ponte receberá o nome do arquiteto e urbanista, Caio Tabajara Esteves de Lima, ex-diretor de Desenvolvimento Urbanístico do Município de Piracicaba.
Quem foi Caio Tabajara Esteves de Lima
Caio Tabajara Esteves de Lima é arquiteto e urbanista, natural de Monte Alto (SP), formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Brasília (UnB) em 1969. Cursou pós-graduação em Arquitetura pela Escola de Engenharia de São Carlos, e especialização em Desenho e Gestão do território Municipal pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Lecionou na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP). Também foi responsável pelo projeto de criação do curso de Arquitetura e Urbanismo na Unimep. Foi arquiteto da Prefeitura de Cubatão e de Piracicaba, atuando em seu último cargo no Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) como diretor de Desenvolvimento Urbanístico. Faleceu aos 67 anos em Piracicaba.