da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Amigos da Fotografia de Piracicaba apresentam 100 fotografias até 30 de abril
Despertar a emoção por meio de imagens fortes e vibrantes, que trazem à tona a vida e morte de Cristo, é um dos motes da exposição Paixão de Cristo, Uma Paixão, aberta nesta terça-feira (8) no hall do prédio anexo da Câmara de Vereadores. Mas a intenção dos Amigos da Fotografia de Piracicaba também é a de permitir que as 100 peças expostas provoquem o interesse por um dos maiores espetáculos a céu aberto do país, realizado há 25 anos na cidade pela Associação Cultural e Teatral Guarantã.
Em cartaz até 30 de abril com entrada gratuita, a exposição é carregada de cores e possibilidades, a exemplo da alta carga dramática impressa pelos atores em cena no Engenho Central. Para a produção do material, os fotógrafos acompanharam dos primeiros aos últimos passos do elenco, num processo que durou quatro meses e passou pela escolha dos protagonistas, intensificação dos ensaios, distribuição dos figurinos e apresentação ao público.
Esta é a segunda vez que as fotos da Paixão são expostas (a primeira foi durante o próprio espetáculo, no ano passado). A diferença é que, agora, as fotografias abordam exclusivamente as cenas da montagem. Houve também a preocupação em selecionar novos ângulos, logo, o que se vê é uma mostra distinta da apresentada em abril de 2013.
Sob curadoria do historiador da Câmara, Fábio Bragança, assinam as produções os irmãos gêmeos Aristeu e Haroldo Victor, Fran Camargo, Jorge Kiehl Castro, Fábio Eduardo Maule, João Carlos Nascimento Ferreira, Antônio Carlos Benites Rós, Paulo Gomes, Raimundo Nazareno Oliveira, Jeferson Tonine, Giseli Rosa e Thais Degaspari.
Vencedor de concursos fotográficos no Brasil e no exterior, Fran Camargo é um dos integrantes dos Amigos da Fotografia, composto por 18 pessoas. Ele destaca que a preocupação do grupo é o aprimoramento do olhar e das técnicas fotográficas e o compartilhamento dos resultados. “Ver essas imagens no Facebook é legal, mas todas as fotos parecem iguais. Numa exposição como esta, é possível perceber os tons e os contrastes, detalhes que são imperceptíveis no monitor do computador”, declarou.
Fran acredita que a função das imagens é divulgar a cultura local, as artes cênicas de uma forma geral, o espetáculo produzido pela Guarantã e o nome da cidade. “Queremos movimentar”, disse, ao citar a exposição Meet Brazil in Lunteren - Nedherlands, realizada em 2011 na cidade de Lunteren, na Holanda. “Continuamos este ano a parceria com a Guarantã e vamos fotografar novamente o espetáculo”, declarou o fotógrafo, que ainda estuda com o grupo o local em que as obras estarão expostas.
Durante a abertura da mostra, o ator Fábio Jordão Malosso contemplava a seleção de imagens. Sua figura estava presente em pelo menos metade das fotografias, já que ele foi o escolhido pelo diretor Carlos ABC para interpretar Jesus Cristo em 2013. Há cenas carregadas de alegria, como o Domingo de Ramos, o encontro com as crianças, o milagre da ressureição de Lázaro e o batismo nas águas do rio Jordão por João Batista. As fotos também são repletas de tensão, como o julgamento diante de Pilatos e Herodes, a tentação do diabo no deserto e o caminho do calvário, que culmina com a crucificação. “Pelas fotos é possível perceber os momentos de maior emoção do espetáculo e as cenas que preciso melhorar na interpretação. A aproximação dos fotógrafos nos incentiva a fazer um bom trabalho”, avaliou Malosso.
Thais Degaspari, uma das quatro integrantes da ala feminina dos Amigos da Fotografia, explica que os fotógrafos se empenharam na seleção das imagens para a mostra da Câmara. “Estou no grupo desde o início da formação e participei de várias exposições. Em especial na Paixão de Cristo, destaco o entrosamento para a produção das fotografias. Foi um trabalho emocionante, porque o espetáculo é impar, com cenas marcantes, o que pode ser notado no material que apresentamos ao público.”
Conforme destacou Fábio Bragança na abertura – que teve a presença do presidente da Guarantã, Sérgio Regonha – está garantida uma nova exposição dos Amigos da Fotografia de Piracicaba para o próximo ano. Bragança foi apresentado ao grupo pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), que também sugeriu a exposição com o diretor de teatro Carlos ABC, responsável pela mostra de presépios entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014.