SEMAC e CDCPN realizam I Encontro Literatura e Hip Hop

7/4/2014 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Centro de Documentação, Cultura e Política Negra (CDCPN) realizam no próximo sábado, 05/04, das 16h às 21h, no Centro Comunitário do bairro Bosque dos Lenheiros, o I Encontro Literatura e Hip Hop. A entrada é gratuita.

O evento contará com várias intervenções culturais e apresentações artísticas, com Porto Maracatu, Dança Afro e Poesia com Vanessa Soares, batalha de Breaking com Power of Dance e Popping Style (Oscar), Bgirls de São Paulo se apresentando e dando oficina, além de grafiteiros.Entre as apresentações musicais estão Sharylaine, Rose MC, Leda Hills, Feniks (SP) e grupos locais como 100% Ideia Forte e Microfone HK. Haverá ainda espaço destinado às crianças, com pipoca, algodão doce e brinquedos.

São apoiadores o Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, programa Movimentação Cultural, Comissão de Moradores do bairro Bosque dos Lenheiros, Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), Selam (Secretaria Municipal de Lazer, Esportes e Atividades Motoras), Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, Vai (Valorização de Iniciativas Culturais), Zulu Nation e Assessoria para o Hip Hop.

Entre os destaques do evento está o lançamento de um livro “Perifeminas II - Sem Fronteiras”.Idealizado pela Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop (FNMH2), o livro é uma compilação de histórias que inclui poesias, contos, desabafos e relatos das mulheres que fazem parte da cultura Hip Hop. O livro, que teve o seu primeiro volume lançado no ano passado (Perifeminas - Nossa História), agora traz como novidade, a participação de 13 mulheres de outros países.

Os diversos textos das 52 autoras que participam do projeto, contam vivências de anos de luta pelo movimento Hip Hop, que incluem o ativismo social, feminismo, e valorização dos cinco elementos. Participam MC's, B.Girls, D'Jéias, Graffiteiras, além de escritoras, poetizas e militantes.

Além disto, o conteúdo apresenta pesquisa histórica elaborada por Jessica Balbino, sobre a participação da mulher na literatura marginal e periférica do Brasil. A arte da capa foi feita pela ilustradora Caju e a diagramação pela grafiteira Riska. O projeto Perifeminas é financiado pelo Programa VAI, tendo Jô Maloupas como proponente, coordenação Editorial de LunnaRabetti, Revisão de Priscilla Vierros e Vanessa Soares e Tradução de Miwa, todas da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop.

“O I Encontro Literatura e Hip Hop tem como objetivo levar a riquíssima cultura afro-brasileira a um grande número de pessoas. A expectativa é de contarmos com boa participação do público, que certamente terá um sábado inesquecível, com muita cultura de qualidade”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

Compartilhe no Whatsapp