da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
A moção de apelo será endereçada ao Prefeito Municipal de Piracicaba Gabriel Ferrato
Aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (27), a moção de apelo 62/2014 de autoria do vereador Ronaldo Moschini (PPS) é endereçada ao prefeito municipal de Piracicaba, Gabriel Ferrato (PSDB) para que tome a mesma iniciativa do Prefeito Municipal de Americana, Diego De Nadai, apresentando projeto de lei reduzindo a carga horária dos profissionais da enfermagem.
No início do mês de março, o prefeito de Americana, Diego De Nadai, assinou o projeto de lei que reduz a carga horária da enfermagem. Dessa forma, auxiliares de enfermagem, técnico de enfermagem, enfermeiros, e auxiliares de enfermagem do trabalho passarão a atuar 30 horas por semana ante às 40 horas trabalhadas. Moschini lembra que o projeto de lei, enviado à Câmara de Vereadores de Americana recebeu o número 34/2014, tramitado em regime de urgência e aprovado em primeira e segunda discussão, beneficiando 500 profissionais.
O parlamentar destaca as palavras do secretário Municipal de Saúde, Fabrizio Bordon, que se manifestou quando anunciado o projeto, enaltecendo os profissionais e a importância de diminuir a carga de trabalho para poder atuar bem. Agradeceu também ao prefeito de Americana e o sindicato dos servidores e trabalhadores pelos serviços prestados.
“A redução da jornada será muito importante e vai trazer benefícios para os profissionais e também para a população. O trabalho do enfermeiro é fundamental para a manutenção do sistema de saúde e é preciso valorizá-lo, além de que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas (ONU) recomendam a jornada de 30 horas como o ideal para os trabalhadores da área de saúde”, destaca Moschini.
O vereador lembra também que duas moções foram aprovadas, referentes à jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagens. A moção de apelo 11/2013, de autoria do vereador Ary Pedroso Junior (PDT) foi endereçada ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves para que encaminhe em regime de urgência a votação do PL 2295/2000. E a moção 39/2009 de sua autoria, apoiada no projeto de lei 2295/2000.
A moção será entregue ao prefeito municipal de Piracicaba Gabriel Ferrato (PSDB), ao Secretário Municipal da Saúde, Pedro Mello, e ao Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Piracicaba e região, em nome de Marli Bueno.