da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Vereador lembrou que o pedido já havia sido feito por outros legisladores em anos anteriores
Informações sobre a construção de banheiro público na Praça da Saudade é o que pede o vereador Ronaldo Moschini (PPS) no requerimento 189/14, aprovado na reunião ordinária na Câmara de Vereadores de Piracicaba, nesta quinta-feira, 27.
O parlamentar lembra que desde os anos 90 já existe a luta para a construção banheiro público na Praça da Saudade e, em setembro de 2005, o então vereador Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água, apresentou o requerimento 596/05, solicitando informações sobre a construção de banheiro público na praça, se baseando no fato de que no local transitam muitas pessoas em função do Cemitério da Saudade, principalmente em datas especiais, tais como Dia das Mães, dos Pais, Finados, além de que existe um ponto de ônibus e taxi próximo ao Semae.
Moschini ressaltou também o pedido nas indicações 1415/01, 106/05 e 677/05; e requerimentos 266/89, 189/91, 172/95, 1393/95 e 720/97, no qual a Prefeitura informou que como possui a opção de banheiros novos no cemitério, não priorizou a construção naquele local. Além de lembrar da Indicação 677/05, o vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira, em que a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente informou que “a secretaria está fazendo estudos e levantamentos para tentar a viabilidade quando for extremamente indispensável a construção de banheiros em praças públicas”.
Moschini lembra que o problema continua mesmo após todos estes anos de luta, e que seu gabinete recebeu diversas manifestações via e-mail e em rede social e, em uma das mensagens, um cidadão afirma ter flagrado motoristas do ponto de táxi fazendo necessidades fisiológicas atrás das árvores no jardim, com a presença de mulheres e crianças. Outra manifestação vai de encontro à resposta da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) em que a pessoa afirma que, após a pergunta sobre o banheiro, a encaminharam para utilizar o cemitério.
Diante dos fatos, quer saber se o Poder Público continua julgando inviável a construção de banheiro público na Praça da Saudade. Em caso positivo, o por quê. Se a resposta for negativa, qual a previsão. Por fim, pergunta qual o custo estimado para a construção.