Câmara aprova moção de aplausos ao Sindicato dos Bancários

26/2/2014 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

A homenagem proposta pelo vereador Paiva comemora os 60 anos da instituição.

A moção de aplausos 40/14 aprovada nesta segunda-feira (24) é destinada ao Sindicato dos Bancários de Campinas e Região. A propositura é de autoria do vereador José Antônio Fernandes Paiva (PT).

O  Sindicato foi fundado em 27 de fevereiro de 1954. O embrião, no entanto, surgiu na década de 30, quando os banqueiros deliberadamente pressionaram os trabalhadores e os sindicalizados foram obrigados a se desligar. Na década de 40 surge o Clube dos Bancários.

Como seu objetivo principal era a recreação, os bancários de Campinas, para não ficarem sem uma entidade que defendesse seus direitos, filiaram-se no Sindicato de São Paulo.

Após a histórica greve de 1951, a categoria volta a discutir a necessidade da criação de um Sindicato na cidade. No 1º Congresso Paulista dos Bancários, realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 1952, foi recomendado pela diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo a fundação do Sindicato em Campinas, assim como em Santos, Ribeirão Preto e Marília.

A representação do Sindicato dos bancários de Campinas abrange 36 cidades: Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Indaiatuba; Monte Mor, Elias Fausto,Valinhos; Vinhedo, Louveira, Cabreúva,Itatiba, Morungaba,Amparo, Socorro, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Jaguariúna, Pedreira,Paulínia, Engenheiro Coelho, Arthur Nogueira, Cosmópolis, Holambra, Santo Antonio de Posse,Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira, Águas de Lindóia, Lindóia, Estiva Gerbi,São João da Boa Vista; Águas da Prata, Aguaí, Espirito Santo do Pinhal e Santo Antonio do Jardim.

Além de atuar nestas cidades, o sSndicato é membro ativo da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que é filiada a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-Cut). Faz parte também do Comando Nacional dos Bancários.

Compartilhe no Whatsapp