da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Com professores renomados do Brasil e do exterior, o Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimepi) encerra as inscrições no próximo domingo, dia 15 de julho, para os interessados em participar de suas aulas. A terceira edição do evento, que acontece entre os dias 20 e 29 de julho, presta homenagem ao centenário de nascimento do regente brasileiro Eleazar de Carvalho. A ficha de inscrição está disponível no site oficial, o www.feimepi.com.br.
Aberto para estudantes de diversas faixas etárias, o Feimepi oferece 340 vagas, entre elas 20 vagas para as aulas violão clássico, 10 vagas para aulas de tuba e 100 vagas para canto coral. O Festival aceita inscrições de alunos com os mais diversificados históricos de formação, existem ainda vagas para cursos de violoncelo, clarinete, composição, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, piano, trombone, trompa, trompete, viola e violino, além da presença de Mitsugu Gomikawa, conceituado luthier.
O objetivo fundamental do Festival é democratizar o acesso à música clássica e, para tanto, as aulas de canto coral dispensam experiência e seleção prévia. Segundo a regente Natália de Souza Larangeira, responsável pelas aulas, não é preciso sequer saber ler partituras.
Tendo no currículo um Grammy Latino com seu Quarteto Brasileiro de Violões, o violonista Luiz Mantovani já foi solista à frente da Israel Sinfonietta Beer Sheva e trará sua experiência com o instrumento para o Festival por meio de sessões de técnica em grupo e aulas expositivas que abordarão tópicos como leitura de tablaturas renascentistas e audições comentadas de repertório.
Diferente do violão, instrumento mais solista na música clássica, a tuba é essencialmente um instrumento de orquestra. No Feimepi, as 10 vagas do instrumento são para estudar com Sérgio Teixeira, que teve o início de sua formação musical na Guarda Mirim de Piracicaba e integrou a Orquestra Experimental de Repertório e a Corporação Musical União Operária.
PROGRAMAÇÃO
A programação artística do Feimepi inclui concertos gratuitos de orquestras nacionais e internacionais no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Teatro Erotides de Campos e na Catedral de Santo Antônio. Além de apresentações dos grupos de música de câmera na Estação da Paulista, Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) e Escola Estadual Sud Mennucci.
O primeiro concerto do Festival, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, será da Orquestra Sinfônica de Piracicaba sob regência dos maestros Egildo Rizzi e Sergei Eleazar de Carvalho, filho de Eleazar de Carvalho. O Teatro recebe também a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, a Orquestra Sinfônica Heliópolis e a Orquestra Experimental de Repertório, entre outras.
O Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, apresenta a Cantilena Ensemble, Capella Bydgostiensis, Vokalzeit Quartet e muito mais. Para acompanhar a programação completa do Feimepi, inclusive na Esalq, Empem e Catedral de Santo Antônio, visite o site www.feimepi.com.br.
Com patrocínio da Elring Klinger e apoio da TV USP, o Feimepi tem como realizadores a Associação de Cultura Artística de Piracicaba (Acap), Art Invest, Jornal de Piracicaba, e Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), por meio da Prefeitura de Piracicaba.
INSCRIÇÕES — As inscrições para o Feimepi