Solenidade De 9 De Julho Homenageia Três Ex-Combatentes Da Revolução De 1932

10/7/2012 - Piracicaba - SP

da acessoria de imprensa da câmara de vereadores de Piracicaba

Três ex-combatentes foram homenageados pela Câmara, na manhã desta segunda-feira, por terem representado Piracicaba na Revolução Constitucionalista de 1932, que completa 80 anos neste 9 de julho, feriado estadual. Acompanhada por um público superior a 200 pessoas, a cerimônia, na praça José Bonifácio, no Centro, reverenciou Scar Antonio Bressan, Luiz Avelino Bortolan e Romeu Gomes de Oliveira, remanescentes do grupo de mais de 600 soldados voluntários que saíram da cidade para tentar derrubar o governo do então presidente Getúlio Vargas.

A solenidade para homenagear os ex-combatentes foi instituída pela Câmara por meio de decreto legislativo de autoria do vereador João Manoel dos Santos (PTB) e é realizada em parceria com a Comissão Municipal de Eventos Cívicos. "Estamos resgatando uma história importante para os paulistas, principalmente para Piracicaba, que mandou um contingente maior para esse embate contra as atitudes ditatoriais de Getúlio Vargas. Ele foi um presidente de quem temos a lembrança como "pai dos pobres", mas também teve o lado em que deixou um legado muito triste para os brasileiros, especialmente para os paulistas", observou o presidente da Câmara.

Ao falar sobre a data, João Manoel fez uma reflexão sobre o valor da democracia. "O povo não quer um ditador, mas alguém que discuta as leis, para que, quando se vai fazer qualquer alteração, ele seja ouvido. E parece que isso o Getúlio Vargas não queria, e os paulistas revoltaram-se contra essa atitude. Queriam uma nova constituição e lutaram e, ao final, ficaram praticamente sozinhos, apenas com poucas pessoas do Mato Grosso apoiando, já que Minas Gerais e o Sul abandonaram São Paulo."

O vereador disse querer "perpetuar na memória" da população da cidade a celebração do 9 de julho.

"Quero desafiar os piracicabanos a criarem uma "Associação dos Revolucionários de 1932", para que essa data continue viva na mente de todas as gerações. Enquanto houver história, que ela seja contada, revivida e resgatada por todos os piracicabanos."

O presidente do Núcleo MMDC de Piracicaba, Egydio João Tisiani, ressaltou a contribuição que a Câmara presta à sociedade ao celebrar anualmente a data e apresentou números da participação do município na Revolução. "Foram mandados daqui mais de 600 voluntários que lutaram nas três frentes de batalha, principalmente na região do Vale do Ribeira, em que tivemos muitos heróis. Perdemos, de Piracicaba, 14 combatentes, que morreram dando seu sangue e suor em prol dessa conquista, que é o ideal de ter uma constituição para o Brasil, já que vivíamos num período de ditadura, em que o Estado de São Paulo estava sendo, infelizmente, deixado à parte."

A solenidade na praça José Bonifácio contou com a presença de familiares dos combatentes, do Tiro de Guerra de Piracicaba, do Grupo de Escoteiros, do Instituto Formar e de representantes do Poder Público. Além do presidente da Câmara, João Manoel, prestigiaram a cerimônia o vereador Dirceu Alves da Silva (PPS); a assessoria do vereador José Aparecido Longatto (PSDB); as secretárias municipais Rosângela Camolese (Ação Cultural) e Maria Angélica Guércio (Desenvolvimento Social); o capitão Silas Romualdo, comandante da Guarda Civil Municipal; os majores Palotta e Iricura, da Polícia Militar; e o subtenente do Exército Brasileiro Cícero Sérgio dos Santos.

O evento foi marcado por homenagens aos três remanescentes de 1932, aos ex-combatentes falecidos e a personalidades que mantêm viva a memória da data. Também houve a execução dos hinos nacional brasileiro, de Piracicaba e da Revolução Constitucionalista, a declamação de uma poesia pelo poeta Ézio Pezzato, uma salva de tiros executada pelo Tiro de Guerra, o toque de silêncio tocado pelo Instituto Formar e a deposição de flores no monumento ao soldado constitucionalista, feita pelas secretárias Rosângela Camolese e Maria Angélica Guércio.

HOMENAGENS
Em homenagem póstuma, certificados foram entregues pela Câmara a familiares dos seguintes ex-combatentes falecidos: Cícero Certaim, Giácomo Galdi, João de Aguiar, João Rocha, Joaquim Moreno, Júlio de Andrade, Leônidas Fogaça, Luiz Gomes dos Reis, Mário Ducatti, Ormindo de Camargo, Pedro Salgado e Silvino Carletto. A relação de homenageados inclui ainda Jacques de Andrade, José Armando Furlani, Miguel Melchiades Sendin, Sebastião Firmino de Arruda e Walter Radamés Accorsi.

Também receberam o reconhecimento da Câmara as instituições participantes do evento: Exército Brasileiro, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Instituto Formar, Grupo de Escoteiros e Comissão de Eventos Cívicos. Já o professor Moacir Monteiro foi agraciado com menção honrosa.

Na sequência, o Núcleo MMDC de Piracicaba prestou homenagem a pessoas que contribuem para manter viva na cidade a memória da Revolução Constitucionalista de 1932. A lista é composta por 14 nomes: o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos; a secretária municipal de Ação Cultural, Rosângela Camolese; o presidente do Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba, Eduardo Ferreira Grosso; o jornalista e escritor Cecílio Elias Netto; o capitão da Polícia Militar Willians de Cerqueira Leite Martins; a diretora do Museu Prudente de Moraes, Maria Antonieta Sachs Mendes; e os colaboradores João Francisco de Aguiar, Maria Helena Toledo Silveira Melo, Judith Meira Barros Sampaio, Anna Thereza Prado de Almeida Carvalho, Moacir Nazareno Monteiro, Mário Fonseca Ventura e Jefferson Biajone.

 

 

>
Compartilhe no Whatsapp